Sumários

Aula T5

2 outubro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos gasosos: Avalanches de Townsend em campo eléctrico não uniforme. Disrupção parcial. Formulação matemática da condição para formação de avalanches auto-sustentadas em campo eléctrico com simetria cilíndrica circular. Campo eléctrico crítico e comprimento crítico das avalanches, sua determinação em geometria cilíndrica circular. Expressões empíricas para a determinação do campo eléctrico crítico em geometria cilíndrica circular.

2ª Aula - Turno 5ªfeira

27 setembro 2012, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Resolução dos problemas 1.3, 1.4 e 1.5.

Aula T4

27 setembro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos gasosos: Experiência de Townsend. Avalanches electrónicas em campo eléctrico uniforme e estacionário. Electrões semente e electrões primários. Processos secundários de ionização. Electrões secundários. Definição de avalanches auto-sustentadas, sua formulação matemática. Influência da pressão e temperatura na disrupção dos gases e suas consequências para o projecto de Sistemas de Energia Eléctrica. Experiência de Pashen. Sua interpretação à luz Teoria Cinética dos Gases e mecanismos fundamentais das descargas nos gases. Análise da dependência dos parâmetros característicos da ionização do ar, relativamente à intensidade do campo eléctrico. Delimitação da zona de ionização em campos não uniformes.

2ª Aula - Turno 3ªfeira

25 setembro 2012, 17:00 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Resolução dos problemas 1.3, 1.4 e 1.5.

Aula T3

25 setembro 2012, 14:00 Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Dieléctricos: Características condicionantes da sua escolha. Suas funções adicionais (mecânica e térmica). Dieléctricos mais utilizados em Sistemas de Energia Eléctrica.

Dieléctricos gasosos: Características da sua disrupção mais relevantes para as técnicas de alta tensão. Identificação dos mecanismos de ionização e desionização relevantes. Experiência de Townsend.