Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Mestrado Bolonha em Engenharia Electrónica

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Os objetivos de aprendizagem de Fundamentos dos Sistemas de Informação são os da disciplina “IS 2010.1 Foundations of Information Systems” do currículo “ACM/AIS IS 2010 Curriculum Guidelines”: 1. Fornecer uma abordagem sociotécnica aos sistemas de informação organizacionais; entender como e porquê os sistemas de informação são hoje usados nas organizações 2. Explicar a relações entre os componentes de tecnologia, de pessoas e organizacionais dos sistemas de informação empresariais 3. Conhecer os principais componentes de tecnologia dos sistemas de informação 4. Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas atividades e criar vantagens competitivas 5. Entender como os sistemas de informação permitem criar novas formas de comércio entre indivíduos, organizações e governos 6. Conhecer as novas tecnologias que permitem novas formas de comunicação, colaboração e parcerias 7. Entender como os sistemas de informação permitem criar relações com clientes e fornecedores, e como são utilizados para reforçar as estruturas organizacionais e os processos de negócio 8. Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações 9. Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação 10. Compreender o valor dos investimentos em sistemas de informação, bem como aprender a preparar um plano de negócios para um novo sistema de informação, incluindo a estimativa de custos e benefícios 11. Mitigar os riscos, bem como planear e recuperar de desastres 12. Entender como garantir a segurança dos sistemas de informação, tendo em conta tanto aspetos tecnológicos como humanos 13. Avaliar as questões éticas dos sistemas de informação, e o impacto dos sistemas de informação na fraude e no crime