Objectivo

O objectivo da Pesquisa Temática é fomentar a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, proporcionado simultaneamente aos alunos um laboratório de trabalho em grupo com cerca de 10 colegas, de ambos os campus, escolhidos pelos docentes.

Para efeitos da Pesquisa Temática os docentes actuarão como clientes de um trabalho de consultoria que se pretende ambicioso: plano de acção concreto para modernizar a Administração Publica portuguesa com sistemas de informação. Na primeira reunião, os alunos de cada grupo devem escolher o líder desse grupo que servirá de único interface com os docentes.

A Pesquisa Temática envolve a análise, preparação, escrita, edição, e entrega de três relatórios -- preliminar, intercalar e final -- ao longo do semestre.

Relatório Preliminar

Para o relatório preliminar serão facultados aos alunos todos os relatórios desta área dos anos lectivos anteriores assim como alguns artigos da Harvard Business Review e websites de referência. Cada grupo deve organizar-se para rever toda esta documentação, assim como toda a restante documentação que conseguir encontrar na Internet, em bibliotecas, etc.

Para preparar e escrever o Relatório Preliminar os alunos devem utilizar uma plataforma de trabalho colaborativo que sugerimos seja o Google Groups mas podem escolher outra qualquer.

O relatório preliminar deverá conter uma listagem exaustiva das referencias dos documentos consultados, uma proposta do processo de trabalho (i.e. como vão trabalhar na Pesquisa Temática) para além dos critérios de avaliação que pretendem utilizar para auto-avaliação dentro do grupo assim como dos outros grupos.

Relatório Intercalar

Para o relatório intercalar serão facultados todos os relatórios preliminares de todos os grupos (para que todos possam beneficiar da aprendizagem da primeira fase) para além de feedback personalizado dos docentes. Todo o processo será o mais aproximado possivel da realidade, comportando-se os docentes como se fossem verdadeiros clientes.

O relatório intercalar deverá conter uma revisão do relatório preliminar, assim como um resumo dos principais problemas da AP portuguesa e sua decomposição nas dimensões de gestão, de organização, e de tecnologia.

Relatório Final

Finalmente, para o relatório final serão facultados novamente todos os relatórios intercalares de todos os grupos e novamente feedback personalizado.

O relatório final deverá conter, para além da revisão do relatório intercalar, uma plano de acção concreto para modernizar a Administração Publica portuguesa com sistemas de informação (redes, hardware, bases de dados, software, e todos os outros componentes de gestão e organização) incluindo uma análise do impacto que essa modernização terá na sociedade.

Método de Avaliação

A nota final da Pesquisa Temática será baseada no relatório final e respectiva apresentação publica para a qual serão convidados funcionários superiores da Administração Publica. O grupo deverá ainda entregar uma auto-avaliação onde os alunos devem estar ordenados do maior contributo ao contributo menor.

Sites de Interesse

http://www.ama.pt/ - Agência para a Modernização Administrativa

http://www.ama.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=22 - Framework de Serviços Comuns

http://www.ama.pt/index.php?option=com_content&task=section&id=11&Itemid=28 - projectos/áreas considerados base à Modernização da AP

http://www.cartaodecidadao.pt - Cartão de Cidadão (com alguma informação sobre um projecto especifico)

http://www.simplex.pt/ - Simplex (medidas de simplificação dos vários Ministérios)

http://www.apdsi.pt/ - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Datas Importantes

Relatório Preliminar: Até 12/10/2008 22:00

Relatório Intercalar: Até 30/11/2008 22:00

Relatório Final: Até 04/01/2009 22:00

SEMINÁRIO FINAL: 12/Jan/2009

Attachments