Avaliação do Caso Final

13 janeiro 2008, 23:34 José Manuel Nunes Salvador Tribolet

Caros Alunos de AOSI

Está publicada a avaliação do caso final, com separação das duas perguntas.

Tinha prometido comentar as vossas respostas. Dado ter verificado que as respostas podem ser classificadas em alguns tipos, decidi enviar este email a todos vós com a minha apreciação do vosso estado de maturidade de acordo com estes tipos de resposta.

Fui rigoroso na classificação dada.

Assim, os Bs ( B-, B, B+) correspondem a respostas médias. Estão bem, sem rasgos de genialidade.

Quem teve Cs (C-,C, C+) deu respostas que me desiludiram. Acho que deveriam ter dado melhor respostas com os conhecimentos de AOSI.

Quem teve As está acima da média. Tem contributos que indiciam um grau de maturidade já razoável nestas matérias.

Em termos gerais fiquei surpreendido positivamente com:

- O facto de muitos alunos terem optado por responder em inglês, e a qualidade da sua escrita ser francamente boa. Espantoso.

- As respostas estão genericamente escritas de forma fluida e com coerência. Isto é, quer em inglês quer em português, foi um prazer ler o que escreveram. Até parece que já não são uma geração rasca? Nã, não pode ser....

- A forma como muitos de vós corresponderam ao desafio de avaliarem a aprendizagem com o caso final.

Fiquei muito sensibilizado pela forma como me deram a conhecer o impacto de AOSIE em vós. Obrigado.

Estou certo que esta fornada de AOSIs não vai esquecer no arranque das suas carreiras profissionais este caso final e que esse facto vai ser visível para os vossos empregadores e colegas.

Entremos agora em matéria de facto

Pergunta 1.

A classificação média (60 alunos com Bs) corresponde a respostas que evidenciam nas escolhas feitas a preocupação por abordar os aspectos essenciais retirados da aprendizagem do caso. Vê-se que houve ?meta-pensamento? sobre o caso, procurando relacionar as múltiplas escolhas com os principais vectores da cadeira. Esse esforço está mais ou menos evidente, sendo que o cuidado posto nas referências foi um elemento importante na avaliação.

A classe dos Cs (6 alunos com Cs) corresponde a respostas claramente insatisfatórias. O aluno fez escolhas que traduzem uma visão muito parcial das coisas, sem preocupações holísticas.

A classe dos As (30 alunos com As) corresponde a boas respostas, algumas mesmo muito boas. Claro que na elaboração dessas respostas fica claro que muitos destes alunos usaram extensivamente informação recolhida na Web! E, estando isso devidamente referenciado, não só não é problema nenhum, como é de estimular e aplaudir.

A Web é hoje um amplo repositório de informação, disponível para dela extrairmos conhecimento relevante, ?just-in-time, just-in-place, just-in-context?. Espero que façam isso na vossa vida pessoal e profissional e ensinem os outros a fazer isso, em seu benefício próprio e no da sua organização.

As classificações atribuídas nesta primeira pergunta, 30-As e 60-Bs, traduzem bem a minha satisfação com o vosso estado geral de conhecimentos em termos de ANÁLISE!

Pergunta 2.

Ao contrário do caso anterior, fiquei muito desiludido com as vossas respostas, e consequentemente com a vossa capacidade criativa, de construção de soluções, de síntese!

Que cambada de atrasados mentais vocês me saíram!

E ainda por cima, muitos de vocês ?desataram a chorar?, dizendo que ?só? conheciam o IST como alunos, e mesmo aí de uma forma muito limitada... Francamente!

O que mais me irrita é que nas vossas respostas, a grande maioria não usou a aprendizagem feita no caso da CIGNA! Espantoso!

Eis os resultados obtidos: 18 As, 28 Bs 48 Cs e 2 Ds.

Ora bem: Um grande número de alunos resolveu interpretar reengenharia numa perspectiva estreita, tipo ? reengenharia do serviço de senhas de refeição? e parvoíces do género. Incrível. Num momento em que o IST está ?no alto mar" de mudanças estratégicas globais e nacionais, etc e tal.... os meus alunos de AOSI vão apresentar ao CD do IST métodos rigorosos e eficientes de como caçar pulgas!

Fica explicado o facto de metade dos alunos (48) terem tido Cs! E tomem nota, meus caros ? a falta de tempo, o desconhecimento exacto da situação etc ..... factos relevados por muitos para explicar a miséria das respostas ... não serve de desculpa.

Now: hear the bad news. This was like real life, folks! And you FAILED!

Os alunos que tiveram B souberam pelo menos posicionar-se adequadamente em relação ao que é Reengenharia, no contexto actual do IST. Fizerem isso e depois mostraram que sabiam quais os elementos e passos essenciais para fazer qualquer processo de reengenharia. Mas mais não disseram!

Os As foram reservados para quem, para além disso adiantou coisas relevantes em relação ao casos do IST, nomeadamente posicionado adequadamente a relação entre a visão e missão do IST e os processos fundamentais de produção que nele ocorrem ? aprendizagem dos alunos, produção de novo conhecimento!

Como disse fiquei desiludido pelas respostas a esta pergunta, que era muito aberta, e exigia primeiro que tudo que o aluno se posicionasse perante a ?organização IST? no contexto estratégico e de missão.

É revelador o elevado número de alunos que se ?fixaram? no Fénix, e em problemas de relação ALAMEDA-TAGUS. Os primeiros denotam uma influência grande das cadeiras de ES, que transportaram numa perspectiva ?tecnológica? para o desafio da reengenharia do IST. OS segundo esforçaram-se por ?não voar, não sonhar? e fixaram numa problemática concreta e certamente relevante para o seu dia a dia como alunos do IST, em vez de se distanciarem da Escola, olharem 360º, etc....

Muito poucos alunos se centraram nos processo produtivos pelos quais a aprendizagem é suposto ocorrer. Muito poucos se centraram nos professores, nas instrumentos e conteúdos curriculares, nas métricas e avaliações, no controlo e na qualidade, etc. Quase nenhum referiu quem eram os ?clientes? do IST (alunos, famílias, empresas, a Nação!) e como é que o IST pode estar alinhado com os requisitos dos clientes....

EM RESUMO

AOSI conferiu-vos uma razoável capacidade de análise, a partir dos casos. Se tiverem a ?papa? feita (os casos escritos) estão bem capacitados para produzir coisas boas!

AOSI não vos deu capacidade de síntese minimamente adequada. Perante situações novas, imprecisas, com pouco tempo disponível, a maioria de vocês não foi capaz de ?agarrar o touro pelos cornos?, e desenhar um caminho de ataque ao problema minimamente adequado.

A responsabilidade por este facto é também nossa, o corpo docente de AOSI. O vosso input apurar aferir objectivamente, facto que vai contribuir para melhorar a prestação pedagógica da cadeira no futuro.

Obrigado a todos pelo privilégio de ter sido vosso professor

José Tribolet, 6 de Dezembro de 2007

Autor: Jose Manuel Nunes Salvador Tribolet - < name="a456333"> Data de criação: 06-01-2008