Apresentação da Novabase - aula teórica próxima 6ªf, dia 8/5

6 maio 2009, 15:34 Helena Galhardas

Título : Bases de Dados - Experiências de Utilização em Projectos "Mission Critical"

Abstract : Esta apresentação procura cobrir a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos na formação, focando aspectos como a integração em ambiente de projecto e a performance em projectos "mission critical".

 

Descrição :   Na primeira parte, vamos explicar a importância de envolver o DBA durante a fase de definição da arquitectura do projecto.

Na segunda parte, vamos explicar qual deve ser o papel do DBA ao longo das diversas fases do projecto.


Na terceira parte, vamos focar-nos nas fases de pré-arranque e arranque, aquelas em que o trabalho do DBA tem mais visibilidade em termos de " problem solving ".

 

Na quarta parte, que ocupa cerca de 40% do tempo, vamos analisar os temas ligados à optimização de performance, desde a detecção e eliminação dos erros mais básicos, até aos truques para conseguir algumas décimas de segundo a um sistema que já esteja bastante rápido.

 


Orador : Paulo Ferro, Senior Consultant, Arquitecto de Soluções, Novabase. O Paulo Ferro tem 10 anos de experiência no mercado das Tecnologia s de Informação, em áreas como integração, bases de dados e desenvolvimento de soluções "custom", em ambientes de grande exigência em termos de estabilidade e performance.