O que é preciso entregar na segunda parte do projecto?
Duas aplicações gráficas. Uma que gera a rede de Bayes dinâmica a partir da BD e a grava no disco. Outra que lê a rede de Bayes do disco, e permite escrever os valores atuais dos atributos e prever um atributo futuro.As aplicações devem estar num zip conjuntamente com um relatório MUITO sucinto explicando as opções de implementação, e exemplos de utilização.

Como são distribuídos os valores no projecto?

4.5 valores: tipos de dados: Amostra (1.5 val), Grafo (1.5 val), Rede de Bayes (1.5 val)
3 valores: algoritmo Greedy-Hill Climbing
1 valor: ligação à BD e tratamento dos dados
1 valor: interface gráfica
0.5 valores: relatório.  

Quais são as tabelas da BD?
As tabelas são apenas Patient e Measure, onde os atributos em Measure são Id Time X1 X2 X3 ... Xn. O valor de n pode ser dado pela interface ao utilizador. A base de dados encontra-se na máquina virtual (acessível por local host) ou em 193.136.196.41. Neste momento estão colocadas a BD proj e Synth.

Qual a diferença entre uma rede de Bayes e uma rede de Bayes dinâmica? É necessário a rede de Bayes para o tempo inicial?
Uma rede de Bayes dinâmica tem duas redes de Bayes, uma rede de Bayes para o tempo inicial e outra para a transição. Para aplicação do projecto NÃO é necessário implementar a rede para o tempo inicial. Assim a rede de Bayes de transição é uma rede de Bayes normal com um número par de nós, em que cada atributo tem a representação no tempo actual e no tempo seguinte. Mais, o codomínio das arestas tem de ser um atributo no tempo seguinte. Feita esta restrição não há mais nenhuma diferença entre aprender redes de Bayes que modelam a transição de uma rede de Bayes normal.

Para aprender uma rede de Bayes dinâmica (RDB) é preciso uma amostra para cada paciente, ou posso misturar os dados dos pacientes?
A suposição estatística feita para modelar a evolução temporal é que todos os pacientes são descritos pele mesma cadeia de Markov de ordem 1. Assim sendo, para aprender a RBD devo utilizar as medições de todos os pacientes, para todos os tempos e correspondentes tempos consecutivos.







Attachments