Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Com esta disciplina pretende-se que o aluno fique com as ferramentas necessárias para:1-Reconhecer o interesse da Análise Química Ambiental em termos de macro e microconstituintes e a influência da especiação em propriedades como a toxicidade e biodisponibilidade. 2-Definir as condições na operação de amostragem, nomeadamente na recolha e tratamento prévios a aplicar de acordo com a amostra/ tipo de análise assim como na identificação dos erros cometidos e estimativa da sua variância. 3-Identificar se deve recorrer a Técnicas Separativas e quais a usar no tratamento prévio da amostra. 4-Escolher as técnicas analíticas em função da amostra/ fim pretendido. 5-Determinar a concentração do elemento/ composto na amostra e erro associado. 6-Elaborar o diagrama da análise química de resíduos e efluentes, o que deverá incluir a amostragem (recolha e tratamento).