Sumários

Aula 5

9 outubro 2006, 11:00 Henrique Manuel Dos Santos Silveira de Oliveira

Conclusão do primeiro capítulo. Continuação do estudo de factorização triangular como forma de resolver sistemas e de inverter matrizes. Exemplos de factorizações triangulares com matrizes permutação.

Bibliografia: Livro recomendado de L.T. Magalhães. Cap. 1.


Aula teórica 5

9 outubro 2006, 10:00 Pedro Resende

Revisões sobre matrizes e sistemas lineares indeterminados: a característica duma matriz, colunas sem pivots e variáveis independentes. Revisões sobre multiplicação de matrizes: demonstração da propriedade distributiva da multiplicação de matrizes; gráficos de funções como matrizes e demonstração de que a matriz de gof é GF, onde F e G são as matrizes de f e g, respectivamente (v. o exercício 11 da ficha 1 das aulas práticas). Aspectos computacionais da eliminação de Gauss: referência a matrizes bem condicionadas e a matrizes mal condicionadas; escolha de pivots; tempo (assintótico) da eliminação de Gauss para matrizes quadradas.

Bibliografia parcial: [Magalhães, secções 1.5 e 1.7]


Aula prática 1

3 outubro 2006, 10:00 Pedro Resende

Resolução de problemas da primeira ficha de exercícios: http://www.math.ist.utl.pt/~jalmeida/I2006-07/Praticas/aula1.pdf


Aula prática 1

3 outubro 2006, 10:00 Jorge Manuel Amaro d' Almeida

Resolução de exercícios da 1ª ficha.


Aula 4

3 outubro 2006, 09:00 Henrique Manuel Dos Santos Silveira de Oliveira

O método de Gauss Jordan descrito pelo produto de matrizes elementares. Definição de matrizes elementares e suas inversas. Produto de matrizes elementares. Factorização de matrizes.

Bibliografia: Livro recomendado de L.T. Magalhães. Cap. 1.