Teste Piloto

3 abril 2021, 09:53 Ricardo Coutinho

Como anunciado nas aulas teóricas, realizar-se-á um teste piloto na próxima segunda-feira (05/04/2021) às 20:15, através das plataformas Google Classroom (para distribuição dos enunciados e submissão das respostas) e Zoom (para vigilância da prova). Este teste é de participação voluntária e de maneira nenhuma servirá para a avaliação dos alunos; trata-se apenas de um treino de preparação para o primeiro teste. Contudo, os alunos que decidirem realizar este teste piloto estão obrigados a cumprir as seguintes normas de participação (idênticas à do 1º teste).

Normas para a realização do Teste Piloto:

No dia da prova aceda à Classroom IST desta UC às 20:10.

A prova consistirá na submissão do formulário (Teste Piloto).

Durante a realização da prova não serão permitidos quaisquer elementos de consulta ou auxiliares de cálculo.

Início da Prova: O formulário será disponibilizado às 20:15.

Código de acesso: Para aceder ao conteúdo do formulário terá de introduzir o código de acesso à prova, que será fornecido pelo professor no início da prova.

Fim da Prova: Após o upload dos ficheiros com as fotos das resoluções, o aluno tem de submeter o formulário (sem isso o teste não é entregue e perde-se). O formulário terá de ser submetido até às 21:15.

Obrigatoriedade de submissão do formulário: Todos os alunos que se apresentem para fazer a prova ficam obrigados a submeter o formulário, mesmo que não respondam a nenhuma das questões (neste caso devem fazer o upload de uma página A4 onde se informa que desistem da prova).

O teste consiste em quatro problemas de resposta aberta. As respostas a estes problemas têm de ser dadas em páginas brancas de formato A4, redigidas a preto, com o nome e o número do aluno no topo. Na primeira página da resposta a cada pergunta o aluno deverá colocar o seu cartão de aluno no canto superior direito. Então deverá fotografar/digitalizar toda a sua resposta (uma foto por página orientada na vertical) e fazer o upload do respectivo ficheiro PDF de tamanho total inferior a 10MB (de preferência um por cada uma das quatro questões). O nome dos ficheiros enviados deverá começar pelo número de aluno seguido de um traço (por exemplo, 102345-Problema1-1.pdf).

Dicas: Abrir a App CamScanner (app sugerida pelo Conselho Pedagógico do IST, mas há outras disponíveis... para Android ou iOS) no vosso telemóvel/tablet e tirem fotografias à(s) folha(s) dos vossos cálculos e organizarem (idealmente) num único ficheiro (um por problema) ainda na CamScanner. Ver por exemplo https://www.youtube.com/watch?v=aP78GQc9gNA

Treinar as várias opções antes da hora do teste.

Sessão Zoom e início da prova

Os alunos devem comparecer na sessão Zoom às 20:10 (ver o link no separador “Links-Zoom” alguns momentos antes da prova).

Durante a realização da prova, os alunos devem estar ligados no Zoom onde um docente vigiará a mesma. A câmara do aluno deverá estar ligada durante a prova.

Cada aluno deverá estar identificado nessa sessão (alterando o nome de participante na reunião, se necessário) com o número de aluno seguido do primeiro e último nome (por exemplo, 102345-António Silva).

Ao entrar na sua sessão, quando o docente o solicitar, o aluno deve aproximar-se da câmara a fim de ser identificado devendo ter na sua posse o seu Cartão de Aluno (ou Cartão de Cidadão ou Passaporte). Nesse momento o docente fará um screenshot do aluno e do seu cartão.

O aluno deverá permanecer na sessão Zoom durante toda a duração do teste, saindo apenas quando tal lhe for indicado.