Sumários
Aula prática 2 - Método de Gauss
3 março 2011, 11:30 • João Pedro Pereira Boavida
Resolução de sistemas no caso 2×2: resolução simultânea de vários sistemas com o mesmo lado esquerdo; inversão de matrizes.
Matrizes em forma de escada ou em forma de escada reduzida; solução geral de um sistema, forma paramétrica.
Aula teórica 3 - Transformações lineares e vectores próprios
1 março 2011, 16:00 • João Pedro Pereira Boavida
Erros comuns na ficha 1.
Discussão sobre como identificar subespaços vectoriais (dúvidas na ficha 2). Exemplo com espaço de polinómios. Ideia de transformação linear: exemplo com a derivada, e sua representação matricial. Como usar a representação matricial para calcular resultado de transformação linear.
Conceito de vector e valor próprio (exemplo do guia 1). Representação matricial numa base de vectores próprios: matriz diagonalizável. Como calcular potências de uma matriz diagonalizável, e potenciais aplicações.
Aula prática 2 - Método de Gauss
1 março 2011, 14:30 • João Pedro Pereira Boavida
Resolução de sistemas no caso 2×2: resolução simultânea de vários sistemas com o mesmo lado esquerdo; inversão de matrizes.
Matrizes em forma de escada ou em forma de escada reduzida; solução geral de um sistema, forma paramétrica.
Aula prática 2 - Método de Gauss
1 março 2011, 11:00 • João Pedro Pereira Boavida
Resolução de sistemas no caso 2×2: resolução simultânea de vários sistemas com o mesmo lado esquerdo; inversão de matrizes.
Matrizes em forma de escada ou em forma de escada reduzida; solução geral de um sistema, forma paramétrica.
Aula teórica 2 - Espaços vectoriais
24 fevereiro 2011, 15:30 • João Pedro Pereira Boavida
Dúvidas levantadas no inquérito inicial.
Notação para sistemas (matrizes aumentadas).
Comparação entre espaços vectoriais definidos a partir de soluções de sistemas homogéneos e a partir de vectores geradores. Comparação com soluções de sistemas não-homogéneos.
Vários exemplos e contra-exemplos de subespaços vectoriais: como verificar as propriedades. [Importante: vejam também os exemplos na §4.1 do livro.]