Sumários

1ª aula

30 setembro 2010, 11:00 Pedro Miguel Santos Gonçalves Henriques

Resolução de exercícios da 1ª ficha.

Aula teórica 5

30 setembro 2010, 10:00 Pedro Resende

(Esta aula seguiu os Capítulos 4 e 5 dos slides.) Eliminação de Gauss-Jordan. Resolução simultânea de múltiplos sistemas. Resolução de equações matriciais AX=B. Definição de matriz inversa. Propriedades elementares das inversas de matrizes (unicidade, inversas de produtos e inversas de transpostas). Cálculo de inversas de matrizes por eliminação de Gauss-Jordan.

Aula teórica 4

28 setembro 2010, 10:00 Pedro Resende

(Esta aula seguiu os Capítulo 2 e 3 dos slides.) Sistemas indeterminados. Incógnitas livres. Grau de indeterminação. Conjunto-solução de um sistema indeterminado e respectiva representação paramétrica. Operações com matrizes: soma, produto por escalar, transposição e produto. Produto de matrizes como generalização do produto escalar de vectores. Representação matricial dos sistemas de equações lineares.

Há na Lista 1 (da secção "Listas de Exercícios" desta página) exercícios que incidem sobre a matéria desta aula e que os alunos devem tentar resolver.

Aula teórica 3

27 setembro 2010, 10:00 Pedro Resende

(Esta aula seguiu o Capítulo 2 dos slides.) Método da eliminação de Gauss. Pivots. Matrizes em escada de linhas. Característica de uma matriz em escada de linhas. Vectores em R n como soluções dos sistemas de equações com n incógnitas. Sistemas possíveis, determinados, indeterminados, impossíveis.

Aula inexistente

24 setembro 2010, 11:30 Pedro Resende

As aulas de problemas apenas têm início na semana seguinte.