Funcionamento da cadeira depois de dia 19ABR

5 abril 2021, 17:26 António Marques Fernandes

O funcionamento das aulas a partir de dia 19ABR decorrerão de acordo com o estipulado num comunicado recente da presidência do IST, cuja parte relevante se transcreve abaixo:

1. As aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, de problemas e de laboratório de informática (ou equivalentes), continuarão a funcionar à distância.

2. As restantes aulas de laboratório poderão funcionar em regime presencial, segundo o plano B proposto pelo Responsável da Unidade Curricular ao Conselho Pedagógico, de acordo com o horário da UC e tendo em conta o número limite de alunos em sala.

3. Os testes fora do horário lectivo poderão realizar-se presencialmente, devendo o Responsável da UC informar o CP e o GOP a fim de serem atribuídas salas para o efeito. Os alunos que não puderem comparecer a esse(s) teste(s) terão também acesso à época especial na unidade curricular em questão para além das avaliações já previstas nas épocas normal e de recurso, não contando essa inscrição para o limite de 15 créditos ECTS em época especial. Para tal, terão de requerer a inscrição na época especial junto da Área de Graduação. O requerimento deverá ser acompanhado da justificação da falta de comparência através de declaração das autoridades de saúde ou médica, comprovando que existiu impedimento de se deslocarem ao IST na data do teste por razões imputáveis à pandemia. O requerimento será analisado até 30 de Junho. Não serão alteradas as datas dos testes agendados antes de 19 de Abril de 2021. Com o acordo dos delegados e dos coordenadores, poderá no entanto ser equacionada a realização do teste na data e hora da época normal já agendadas, garantido as mesmas oportunidades de avaliação.

. . .

5. A partir de 19 de abril, os espaços de alunos (salas de alunos e espaços de estudo, incluindo dentro dos espaços associados à Biblioteca) e LTIs serão disponibilizados para alunos que necessitem de assistir a aulas online, e para estudo, sendo estes espaços devidamente identificados para o efeito. Os serviços de biblioteca continuarão a funcionar num sistema de “takeway”, apesar de alguns dos seus espaços poderem estar abertos tal como apresentado anteriormente.

6. As datas acima referidas estão naturalmente sujeitas às alterações decorrentes de eventuais decisões do governo sobre medidas de controlo da pandemia; nesse caso as datas dos pontos anteriores deslizarão de forma correlacionada com a alteração de 19 de Abril (i.e, mantendo 2 semanas de antecedência relativamente ao início das atividades presenciais previstas no ponto 4 anterior).

Assim, até que existam disposições em contrário, no caso de AL as aulas (teóricas e práticas) bem como as sessões de esclarecimento de dúvidas, continuarão de forma remota, via ZOOM.