Sumários

Aula prática 6

23 outubro 2019, 12:30 Joana Ventura

Resolução de exercícios sobre transformações lineares.


Aula prática 6

23 outubro 2019, 11:00 Joana Ventura

Resolução de exercícios sobre transformações lineares.


19ª Aula - Revisão: Representação matricial de transformações lineares entre espaços de dimensão finita em relação a um par de bases ordenadas, uma para o domínio e outra para o espaço linear de chegada. Exemplos. propriedades gerais de representações matriciais de transformações lineares. e mudanças de bases; matrizes semelhantes. Transformações lineares com representações matriciais diagonais, valores e vectores próprios. Obtenção de valores e vectores próprios em dimensão finita com sistemas de equações lineares. Referência a formas canónicas de Jordan.

22 outubro 2019, 10:00 Luis Magalhães

Revisão: Representação matricial de transformações lineares entre espaços de dimensão finita em relação a um par de bases ordenadas, uma para o domínio e outra para o espaço linear de chegada. 

Proposição: Se V, W são espaços lineares de dimensão finita com escalares em |K (ℝ ou ℂ), a função M:L(V,W)→|Kmxn tal que M(T) é a representação matricial de cada T∈L(V,W) num par de bases fixadas,, uma em V e outra em W, é uma transformação linear bijectiva.

Continuação de exemplos de representações matriciais de transformações lineares em bases diferentes.

Mudanças de bases em representações matriciais de transformações lineares: 

(1) Se T∈L(V,W), A é representação matricial de T num par de bases ordenadas de espaços lineares de dimensão finita  V e W, A'  é representação matricial de T num 2º par de bases ordenadas de V e W e as matrizes de mudança da 1ª para a 2ª base de V e de W são resp. SV e SW, então A'= (SW)-1A SV.

(2) Se T∈L(V,V), A é representação matricial de T numa base ordenada de V e A'  numa 2ª bases ordenada de V e a matriz de mudança da 1ª para a 2ª base é S, então A'= S-1A S .

Definição: Matrizes A,B  são semelhantes se existe uma matriz não singular S tal que B= S-1A S . 

Observação: Representações matriciais de uma mesma transformação linear de um espaço de dimensão finita em si próprio são matrizes semelhantes. 

Referência a conveniência de utilizar bases em que uma transformação linear de um espaço linear de dimensão finita em si próprio tenha representação matricial diagonal, para desacoplamento de componentes correspondentes. Exemplo de reflexão no plano em relação a recta que passa na origem. 

Definição de valor e vector próprio de transformação linear T:V→V : T(x)=λx , com x≠0 e λ escalar, x é vector próprio e λ é valor próprio, dizem-se associados. 

Proposição: Uma transformação linear T:V→V com dim V=n finita tem representação matricial diagonal em alguma base de V se e só se existe uma base V formada por vectores próprios, i.e. se e só se existem n vectores próprios linearmente independentes. A matriz diagonal correspondente tem na diagonal os valores próprios associados aos vectores próprios da base ordenada, pela mesma ordem.

Proposição: Se V é espaço linear com escalares em |K e dimensão finita dim V=n∈ℕ, T∈L(V,V) e A é a representação matricial de T numa base de V:

(1) λ escalar é valor próprio de T se e só se A-λI é singular.

(2) v∈V é vector próprio de T se e só se a n-pla x∈|Kn das suas componentes na base de V considerada se e só se x∈N(A-λI)\{0} .

Observação: A determinação de valores próprios e vectores próprios de uma matriz quadrada ou de uma transformação linear num espaço linear de dimensão finita são questões de resolução de sistemas de equações lineares.

Nem sempre existem bases de vectores próprios, ou seja nem sempre existem representações matriciais diagonais. Exemplo. 

Observação: Em espaços lineares complexos há sempre representação matricial diagonal de blocos com cada bloco com desacoplamento quase total: no máximo cada componente da imagem depende da correspondente componente do domínio e da seguinte. Referência a forma canónica de Jordan: os elementos na diagonal principal de formas canónicas de Jordan são valores próprios e os vectores da base correspondentes ao início de cada bloco de Jordan são vectores próprios (assunto a tratar na parte final da disciplina).


18ª Aula - Revisão da definição de transformação linear. Exemplos de transformações lineares, incluindo transformações lineares básicas da Análise Matemática: limite de sucessões convergentes, derivação de funções diferenciáveis, primitivação de funções primitiváveis, e observação relativa a integrais. Representações matriciais de transformações lineares: exemplos

21 outubro 2019, 12:00 Luis Magalhães

Revisão: Definição de transformação linear, conjunto das transformações lineares de V em W (espaços lineares com os mesmos escalares) designa-se L(V,W) . T∈L(V,W) se e só se a imagem de qualquer combinação linear de vectores de V é a combinação linear com os mesmos coeficientes das imagens dos vectores.

Exemplos: transformação linear multiplicação por um escalar (inclui transformação zero e transformação identidade num espaço linear V (1V), transformação linear de ℝem ℝm definida por matriz mxn A por T(x)=Ax , fórmula geral em termos de componentes para transformações lineares de ℝ2 em ℝ2, transformações lineares de ℂ em ℂ , fórmula geral das transformações lineares em termos de componentes para transformações lineares do espaço linear real dos nºs complexos em si próprio.

Transformações lineares básicas da Análise Matemática: Transformação linear definida no espaço linear S das sucessões de termos reais com limite por T({un})=lim u, transformação linear derivação no subespaço C1(I,ℝ) das funções reais com derivada contínua num intervalo I⊂ℝ em C0(I,ℝ) , transformação linear primitiva de funções definidas num intervalo I⊂ℝ primitiváveis  que se anula num ponto fixado em I . Observação a que primitivas são usadas para calcular integrais de funções contínuas em intervalos limitados e fechados de ℝ e que integrais também definem transformações lineares entre espaços lineares apropriados.

Representação matricial de transformação linear entre espaços lineares de dimensão finita em relação a bases ordenadas do domínio e do espaço de chegada. Se T:V→W é uma transformação linear, dim V=n, dim W=m,  x são as componentes de um vector numa base do domínio e y as componentes da imagem desse vector por T numa base do contradomínio e A é a representação matricial mxn de T nessas bases, então y=Ax .

Exemplos de transformações lineares e de representações matriciais em bases ordenadas do domínio e do espaço de chegada, com bases canónicas e não canónicas de ℝn


Aula prática 5

18 outubro 2019, 12:00 Joana Ventura

Resolução de exercícios sobre espaços lineares complexos e mudança de bases.