Seminário de Tópicos de Álgebra Linear (voluntário) - Sessão de organização 17SET2019, 3ª feira, 15:00-17:00: Sala de Seminários do 4º Piso do Pavilhão de Matemática (sala 4.35)

12 setembro 2019, 12:33 Luis Magalhães

Sessão de organização do Seminário de Tópicos de Álgebra Linear, a funcionar em regime voluntário.
Terá sessões semanais de 2h30m a 3h consecutivas em horário a combinar com os alunos interessados que venham à sessão de organização.
O objectivo é dar uma oportunidade a alunos interessados para desenvolverem raciocínio crítico, capacidade analítica e de exposição, e oportunidade de explorarem, com supervisão, temas não tratados nas aulas com projectos individuais em tópicos de aplicação de Álgebra Linear ou úteis para esta área.
É sobre tópicos de aplicação de Álgebra Linear escolhidos e apresentados por cada aluno, dentro de um vasto conjunto de possibilidades indicadas pelo Professor.
As apresentações de cada aluno, com base na leitura de um texto a indicar pelo Professor, devem ser em cada semana de cerca de 20 min.
Exemplos de tópicos escolhidos por alunos no passado:
(1) Valores de n para que é possível a definição de produto externo de pares de vectores em Rn e Teorema 1,2,4,8 de Hurwitz
(2) Cadeias de Markov
(3) Cardinalidade
(4) Dinâmica linear discreta
(5) Dinâmica linear contínua
(6) Movimento de corpos rígidos
(7) Equações cartesianas de cónicas
(8) Códigos lineares
(9) Grafos
(10) Derivada, Optimização de Funções Quadráticas
(11) Espaços de Hilbert
(12) Tensores
(13) Quaterniões.

Naturalmente, são possíveis muitas outras escolhas.

Publicados: Listas de Exercícios Recomendados, Notas Históricas sobre Álgebra Linear, Descrição de Método de Avaliação, e Horário e local de atendimento de slunos para esclarecimento de dúvidas

12 setembro 2019, 11:24 Luis Magalhães

Estão acessíveis a partir do menu principal da página da disciplina no Fénix:
Listas de Exercícios Recomendados
Notas Históricas sobre Álgebra Linear
Descrição de Método de Avaliação.

Atendimento de alunos para esclarecimento de dúvidas:
Sala P2, no 1º Piso do Pavilhão de Matemática, com o horário seguinte:

Professor Luis Magalhães:
2ªs e 5ªs feiras, 15:30-16:15.

Professora Joana Ventura:
4ªs feiras, 16:00-17:00,
6ªs feiras, 09:00 - 11:15 e 15:30 -17:00.

O atendimento decorre nos 30 min. iniciais de cada período, terminando antes do final do período se deixar de haver alunos para atender.