Seminário de Tópicos de Álgebra Linear (voluntário) - Sessão de organização 18SET2018, 3ª feira, 15:00-17:00: Sala de Seminários do 4º Piso do Pavilhão de Matemática (sala 4.35)

14 Setembro 2018, 20:51 Luis Magalhães

Sessão de organização do Seminário de Tópicos de Álgebra Linear, a funcionar em regime voluntário.
Terá sessões semanais de 2h30m consecutivas em horário a combinar com os alunos interessados que venham à sessão de organização.
O objectivo é dar uma oportunidade a alunos interessados para desenvolverem raciocínio crítico, capacidade analítica e de exposição, e oportunidade de explorarem com supervisão temas não tratados nas aulas, com projectos individuais em tópicos de aplicação de Álgebra Linear ou úteis para esta área.
É sobre tópicos de aplicação de Álgebra Linear escolhidos e apresentados por cada aluno, dentro de um vasto conjunto de possibilidades indicadas pelo Professor.
As apresentações de cada aluno, com base na leitura de um texto a indicar pelo Professor, devem ser em cada semana de cerca de 20 min.
Exemplos de tópicos escolhidos por alunos no passado:
(1) Possibilidades de definição de produto externo e Teorema 1,2,4,8 de Hurwitz
(2) Cadeias de Markov
(3) Cardinalidade
(4) Dinâmica linear discreta
(5) Dinâmica linear contínua
(6) Movimento de corpos rígidos
(7) Equações cartesianas de cónicas
(8) Códigos lineares
(9) Grafos
(10) Derivada, Optimização de Funções Quadráticas
(11) Espaços de Hilbert
(12) Tensores
(13) Quaterniões.

Naturalmente, são possíveis muitas outras escolhas.