Sumários

25ª Aula - Produtos internos e espaços euclidianos: continuação das noções básicas e exemplos

11 novembro 2014, 10:00 Luis Magalhães

Revisão dos conceitos de produto interno, norma, projecção ortogonal de vectores sobre vectores, ortogonalidade, ângulo entre vectores e das desigualdades de Cauchy-Schwarz e de Bessel (conclusão da prova da Desigualdade de Bessel: caso de igualdade na desigualdade).

Exemplos de produtos internos: produtos internos canónicos em R n, Cn, Rmxn, Cmxn, cálculo de normas, ângulos, ortogonalidade e lugar geométrico dos pontos de norma constante com o produto interno canónico em R2, idem com exemplos de produtos internos não canónicos em R 2, idem com produto interno canónico em R2x2, espaço de sucessões de quadrado somável.


24ª Aula - Conclusão de equações lineares. Produtos internos e espaços euclidianos.

10 novembro 2014, 10:00 Luis Magalhães

Continuação da resolução da equação linear correspondente ao oscilador harmónico linear (massa-mola linear sem atrito) forçado cosinusoidalmente. Ressonância da frequência da força externa aplicada com a frequência própria do sistema livre. Consequências da ressonância.

Produto interno: motivação geométrica, definição (referência a simetria e simetria hermitiana para espaços lineares, respectivamente, reais e complexos). Espaço euclideano=espaço linear real ou complexo com produto interno.

Definições num espaço euclidiano: norma ou comprimento de vector, projecto ortogonal de vector sobre vector diferente de 0, vectores ortogonais, ângulo entre vectores diferentes de 0.

Desigualdades de Cauchy-Schwarz e de Bessel. Prova de que a 2ª implica a 1ª. Prova da Desigualdade de Bessel.


Aula 8

7 novembro 2014, 09:30 Rosa Sena-Dias

Resolução de exercícios do capitulo 3 do livro de texto


Exercícios correspondentes nas seções 3.4 e 3.5

7 novembro 2014, 08:30 Alfonso Zamora Saiz

Núcleo e imagem duma transformação linear. Suma e intersecção de subespaços. Invertibilidade.


Aula 8

7 novembro 2014, 08:00 Rosa Sena-Dias

Resolução de exercícios do capitulo 3 do livro de texto