Métodos de Avaliação

Natureza das provas - Prevê-se que as provas de avaliação a realizar (testes ou exames) tenham duas componentes: uma clássica (em face de uma pergunta o aluno deve justificar todos os passos que lhe permitam obter a resposta) e uma componente de escolha múltipla (é feita uma pergunta e são dadas várias alternativas de resposta, tendo ao aluno que seleccionar a que considera verdadeira).

Avaliação por testes - Serão realizados três testes, dois durante o período de aulas, cada um com a duração de 45 minutos, e o terceiro após o termo das aulas, com a duração de 90 minutos. Cada uma das provas será classificada de 0 a 20 valores. Serão apurados os seguintes valores:
T1=[(t1+t2)/2], T2=[t3],
em que tj representa a classificação do aluno no teste de ordem j, j=1,23, (tj=0 em caso de não comparência ou desistência do teste de ordem j) e [x] representa o arredondamento de x para o inteiro mais próximo (se 2x é inteiro, então [x]=x+1/2).

Nota mínima - Para a aprovação na disciplina é determinante que o menor dos valores T1 e T2 seja maior ou igual a 7.

Cálculo da classificação - Satisfeita a condição da nota mínima, a classificação C do aluno será a que resultar do arredondamento do valor médio de T1 e T2 :
C=[(T1+T2)/2]
O aluno fica aprovado na disciplina se C for maior ou igual a 10 valores. Os alunos cujo valor anterior seja maior do que 17 valores ficam sujeios à realização de uma prova oral para confirmação da classificação. Se o aluno optar pela não comparência a esta prova a sua classificação será de 17 valores.

Época de recurso - Na época de recurso o aluno pode optar por tentar melhorar as classificações dos testes ou realizar um exame final, numa única data. No primeiro caso, pode optar por melhorar as classificações T1 ou T2, realizando a primeira ou a segunda parte da prova que no seu conjunto constitui o exame final. Findo o período de 90 minutos (1h30m) o aluno opta por entregar para avaliação uma dessas partes ou continuar para o exame final, que tem a duração total de 180 minutos (3h). Para os alunos que optarem por tentar melhorar T1 ou T2 a sua classificação será o maior dos valores de C de entre o anteriormente calculado e o que resultar do novo cálculo pela expressão atrás indicada. Para os alunos que optarem pela realização do exame final a sua classificação será a que resultar do exame final, salvo se o aluno já tivesse a aprovação na disciplina, caso em que será o maior dos valores.

Datas das provas - As datas em que se realizam as provas mencionadas acima serão divulgadas durante a 1ª semana de aulas, através de anúncio na página da disciplina.

Inscrições para provas escritas - Os alunos devem inscrever-se para as provas escritas que desejam efectuar. Para permitir um planeamento adequado é importante que o aluno elimine a sua inscrição se entretanto decidir desistir de realizar a prova para que se inscreveu.

Identificação pessoal - Os alunos só podem apresentar-se às provas escritas munidos de Bilhete de Identidade e do cartão de aluno do I.S.T..