Aulas práticas antecipadas

7 dezembro 2018, 17:18 Gustavo Granja

Além das aulas práticas normais, na semana que vem haverá aulas práticas

• 3a feira dia 11, das 8h30 às 10h na sala V1.09
  • 3a feira dia 11, das 12h às 13h30 na sala V0.03
Por favor tentem organizar-se de forma a não virem todos à aula das 12h senão não cabemos na sala!

Erros em apontamentos e fichas

20 novembro 2018, 11:53 Gustavo Granja

Queria pedir-vos que me enviassem um email quando encontrarem erros (tipográficos ou de outra natureza) nas fichas ou nos apontamentos (mesmo que não tenham a certeza e só vos pareça que é um erro).

Por falar nisso, descobrimos ontem na segunda aula prática que a pergunta 2(f) da Ficha 10 estava errada. Já foi corrigida.

Também queria pedir às pessoas cuja nota foi alterada na revisão de provas o favor de verificar se a nota já aparece corrigida na pauta.

Revisão de provas do segundo teste

19 novembro 2018, 06:56 Gustavo Granja

Estão afixadas na secção Testes e Exames as notas do segundo teste. A revisão de provas será amanhã, terça-feira, 20 de Novembro às 9h15 na sala C13 (Pavilhão central). Quem não puder vir amanhã pode mandar-me email para ver o seu teste numa aula de dúvidas (ou no meu gabinete).

Salas para o teste, aula de dúvidas extra.

12 novembro 2018, 11:04 Gustavo Granja

O segundo teste realiza-se na próxima quinta-feira, dia 15/11 às 19h. A distribuição dos alunos por salas é a seguinte:

• Alunos com número <=92690  : Sala QA02.1
  • Alunos com número >=92691  : Sala QA02.2
O Teste versa sobre a matéria coberta nas aulas teóricas até ao dia 8/11 (conforme o anúncio anterior).

A parte central da matéria para o teste que todos se devem certificar que percebem perfeitamente é a representação de transformações lineares por matrizes e como efetuar cálculos com transformações lineares usando matrizes.

• Têm que vir para o teste munidos de identificação com uma foto (cartão IST e/ou cartão de cidadão).
  • Não são permitidos quaisquer elementos de consulta ou meios auxiliares como calculadoras.
  • Devem trazer papel onde responder às perguntas do teste. Não têm que ser folhas de teste, pode ser papel branco que deve ser identificado com o número e nome em cada folha. A resolução do teste tem de ser feita com uma caneta azul ou preta.

Haverá uma aula de dúvidas extra amanhã, terça-feira das 12h às 15h na sala P2 (sala de dúvidas).

Matéria para o Teste de 15 de Novembro

9 novembro 2018, 07:43 Gustavo Granja

O segundo teste cobre a matéria dada até às aulas teóricas de dia 8/11, tratada nos apontamentos a partir da página 35, e coberta pelas fichas para as aulas práticas 6 a 9 inclusivamente [Mudanças de coordenadas, Transformações lineares, Sub-espaços associados a uma transformação linear, Equações lineares, Definição de valor e vetor próprio].

Note-se no entanto que a resposta a perguntas sobre esta matéria necessariamente utiliza a matéria dada anteriormente que foi coberta pelo primeiro teste. Assim, uma descrição mais precisa da matéria para o segundo teste seria toda a matéria dada este semestre até à aula teórica de dia 8/11.

Como a ordem em que a matéria é dada não é sempre a mesma em todos os anos, o Professor Nuno Martins disponibilizou nesta página uma lista de exercícios de testes anteriores referentes à matéria para o seu segundo teste. Estes exercícios cobrem quase exatamente a matéria para o nosso segundo teste. Falta apenas a matéria relativa a valores e vetores próprios dada na aula de 8/11 que é adequadamente coberta pelos exercícios da Ficha 9 para as aulas práticas.