Últimos anúncios

Indicações sobre as aulas práticas desta semana

4 Outubro 2017, 18:58 Roger Francis Picken

Por causa do feriado amanhã os alunos que frequentam as práticas às 5ªs não vão ter aula esta semana.

Pede-se aos alunos para verem exercícios sobre invertibilidade e o cálculo de inversas usando o método de Gauss-Jordan (ou em alternativa, usando a fórmula para matrizes 2 por 2).
Sugere-se da lista 2 os exercícios 2,3,9, ou dos exercícios com respostas o exercício 1-27 (secção Aulas Práticas).

Quando a matriz A é invertível, e admitindo que o método de Gauss-Jordan não necessita de trocas de linhas, tem-se a fatorização triangular
    A=LU
com L triangular inferior com entradas 1 na diagonal principal, e U triangular superior e não-singular (entradas na diagonal todas não-nulas).
Como o livro de L. Magalhães só está disponível na biblioteca,  vêm aqui alguns exercícios deste tipo com respostas. Um exemplo do cálculo de uma fatorização triangular aparece no exemplo 1.17 (pág 7-8) do resumo da autoria de Prof. Paulo Pinto (secção Textos de Apoio).

Convém olhar também para os outros exercícios da lista 2, por exemplo 6 e 7.

Finalmente, para iniciar o estudo de espaços lineares, sugere-se resolver 1a,b,c da lista 4 (basta ver se se verificam ou não as 3 propriedades para ter um subespaço linear de R^3).

Horário de dúvidas

27 Setembro 2017, 16:55