Métodos de Avaliação

Alternativas - A avaliação de conhecimentos desta disciplina faz-se, em primeira época, por exame final ou, em alternativa, por dois testes. Na segunda época, a avaliação faz-se por exame final.

Natureza das provas - Prevê-se que as provas (testes ou exames) tenham duas componentes: uma clássica (em face de uma pergunta o aluno deve justificar todos os passos que lhe permitam obter a resposta) e uma componente de escolha múltipla (é feita uma pergunta e são dadas várias alternativas de resposta, tendo ao aluno que seleccionar as que considera verdadeiras). O aluno terá que obter uma classificação mínima na parte clássica (25%) para que lhe seja contabilizada a parte de escolha múltipla.

Exame final - Cada exame terá a duração de 3 horas.

Testes - Na primeira época os alunos podem optar pela realização de dois testes, um no decorrer das aulas e outro no período destinado à avaliação, após o final das aulas e, eventualmente, coincidente com a data de exame da 1ª época. Cada um dos testes terá a duração de 1 hora e 30 minutos. Para o aluno obter aprovação por via dos testes tem que obter em cada um deles classificação não inferior a 7 valores. Assim, os alunos com classificação inferior a 7 valores em qualquer dos testes só podem obter aprovação na disciplina por via de exame final.

Classificação final - A classificação final do aluno na 1ª época será a que resultar do exame ou da média aritmética dos testes (satisfeita a condição da nota mínima), excepto no caso deste valor ser superior a 17 valores. Os alunos com classificação superior a 17 valores poderão, se assim o desejarem, apresentar-se a uma prova oral, que determinará a classificação final do aluno. Caso o não façam, a sua classificação na disciplina será de 17 valores.

Melhoria de nota - Os alunos aprovados na primeira época que desejem melhorar a sua classificação nesta disciplina poderão, se assim o desejarem, inscrever-se para realizar o exame da 2ª época. A classificação final da 2ª época será a que resultar desse exame, excepto no caso desta ser superior a 17 valores, caso em que a classificação final será apurada como mencionado no ponto anterior.

Inscrições para provas escritas - Os alunos devem inscrever-se para as provas escritas que desejam efectuar. Para permitir um planeamento adequado é importante que o aluno elimine a sua inscrição se entretanto decidir desistir de realizar a prova para que se inscreveu.

Identificação pessoal - Os alunos só podem apresentar-se às provas escritas munidos de Bilhete de Identidade e do cartão de aluno do I.S.T..