Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

No final do semestre espera-se que os alunos saibam o que são impactes ambientais no seu sentido amplo, como uma dimensão analítica fundamental em gestão e política do ambiente. Em particular como os impactos ambientais são analisados e avaliados proactivamente, de forma integrada, no apoio à decisão setorial sobre o desenvolvimento de novos projetos ou recuperação e reabilitação de projetos existentes. Deverão igualmente ficar a conhecer a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente, e explorar o seu papel no apoio à decisão, atuando ao nível do planeamento, conceção, construção, operação e desativação de projetos. Espera-se que no final os alunos saibam identificar impactos ambientais, justificar porquê que é importante analisá-los, como se recolhe informação, como se atribui valor em contexto multi-ator e multi-escala, como se avaliam impactos, como se mitigam os impactos negativos e potenciam os positivos e como se monitoriza.