Objectivos

Mestrado Bolonha em Matemática e Aplicações

Mestrado Bolonha em Biotecnologia

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Os algoritmos em estruturas discretas têm desempenhado um importante papel em muitas aplicações em áreas da ciências da computação e, por conseguinte, constituem uma importante componente da formação em algoritmia. Esta unidade curricular tem como principal objectivo a análise de diversos algoritmos eficientes para a pesquisa de padrões em textos, árvores e grafos. Os alunos deverão desenvolver competências teóricas e práticas. Na componente teórica serão estudadas estruturas de dados avançadas e algoritmos para pesquisa de padrões, por pesquisa online, utilizando árvores e grafos. Na componente prática os alunos irão desenvolver aplicações eficientes para pesquisas de padrões em sequências biológicas ou para a construção de estruturas de dados para recuperação de informação.