Instruções para o 2º Exame de AED (online)

3 fevereiro 2021, 16:21 Paulo Flores

Regras para realização do 2º Exame de Algoritmos e Estrutras de Dados (AED) online.

1. A prova de avaliação realiza-se no mesmo dia e hora que seria realizada presencialmente no IST, tendo também a mesma duração.

2. As provas são individuais sem qualquer tipo de ajuda externa (humana, computacional ou por acesso a conteúdos da Internet). É apenas permitida a utilização de máquina de calcular. O exame é realizado sem consulta e o aluno tem de garantir que se encontra sozinho na divisão onde realiza a prova, bem como que dispõe de meios de ligação remota com os requisitos adequados e forma de digitalizar a resolução do exame. Consulte também as recomendações do SaRTRE em: https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/

3. Os alunos que vão realizar a prova online deverão ter consigo um cartão de identificação com fotografia (cartão de cidadão e/ou cartão do IST) e fazer login no Zoom através da conta do Fénix do IST (https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting).

4. Nos 15 minutos que antecedem o início da prova devem entrar na sala de Zoom do exame e esperar para serem admitidos e identificados. Para admissão os alunos têm que mudar o nome de identificação no Zoom para 'NNNNN Nome Apelido' em que NNNNN é o número de aluno. O som e vídeo tem que estar ligado durante toda a prova e de forma a visualizar o aluno e o máximo da área de trabalho. O volume do som deve ser mantido baixo para não incomodar o normal desenrolar da prova.

5. Na hora de início da prova ficará disponível o enunciado da prova em pdf na página da disciplina no Fénix, secção 'Exame2'. O exame é composto por 3 grupos que serão disponibilizados em instantes diferentes da prova e que têm tempos limites de submissão diferentes de acordo com o seguinte esquema (de forma aos alunos poderem gerir melhor o seu tempo durante a prova):
              - Grupo1 Exame2 AED - Início:  8:00, duração  30m, submissão até às  8:30
              - Grupo2 Exame2 AED - Início:  8:30, duração  30m, submissão até às  9:00
              - Grupo3 Exame2 AED - Início:  9:00, duração  45m, submissão até às  9:45
              - Grupo4 Exame2 AED - Início:  9:45, duração  30m, submissão até às 10:15
              - Grupo5 Exame2 AED - Início: 10:15, duração  45m, submissão até às 11:00

Os grupos 1 e 2 são de escolha múltipla, cada um com 5 questões.

6.   8:00           8:30
    |---- G1 ----| 9:00
    |---- G2 -----| 9:45
    8:20 |------ G3 ------| 10:15
    8:50 |---- G4 ----| 11:00
    9:35 |------ G5 ------|
    10:05 11:00

7. Note-se que o fim do período submissão de um grupo sobrepõem-se com o início do grupo seguinte. Isto permite que um aluno que termine antecipadamente um grupo possa iniciar o grupo seguinte mais cedo. A gestão do tempo é portanto da responsabilidade de cada aluno.

8. O enunciado da prova destina-se unicamente ao aluno que realiza a prova e não pode ser partilhado com ninguém sob nenhuma forma (impressa, electrónica ou outra) até 1h depois do tempo limite previsto para toda a prova.

9. As respostas às questões do exame devem ser dadas de forma manuscrita em folhas A4 preferencialmente brancas (ou em alternativa folhas de exame). Não se aceitarão respostas dactilografadas. No topo da primeira página deve constar o nome completo do aluno, número do IST e data. Para essa página devem copiar e assinar a Declaração de Compromisso de Honra que consta no enunciado. Esta declaração basta ser submetida uma única vez para este exame.

10. Todas as páginas com respostas que sejam digitalizadas devem ter o nome e número do aluno de forma visível no canto superior direito. As respostas de escolha múltipla devem ser todas respondidas numa única página (preferencialmente a primeira) de forma clara. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente.

11. Dúvidas durante a prova podem ser esclarecidas pelo chat (bate papo) do Zoom.

12. Após terminado cada grupo do exame, este deve ser digitalizado e ser submetido, na área de aluno do Fénix, no projecto que corresponde ao respectivo grupo. Foram para esse efeitos criados 5 Projectos intitulados 'Grupo1 Exame2 AED' a 'Grupo5 Exame2 AED', que já devem poder ver no vosso interface no Fenix.

13. A digitalização deve ser feita de forma a garantir um resultado legível, preferencialmente num único ficheiro pdf (ou um único ficheiro zip com vários pdfs). Os nomes dos ficheiro a submeter para cada grupo dever ser apenas: Gx-NNNNN.pdf , com x=1 a  3 x=5, e NNNNN o número do aluno (exemplo, G2-98765.pdf).

14. A desistência da prova só é possível no fim do tempo limite da prova e o aluno tem que submeter digitalizada a 1º página,com os dados de identificação do aluno, o compromisso de honra assinado e com a indicação que desistiu da prova.

15. Problemas tecnológicos, como queda de ligação, atrasos na submissão, etc, ou o não cumprimento das regras estabelecidas, podem levar à invalidação da prova.

16. A nota resultante deste exame, qualquer que seja, pode ter que ser defendia/confirmada através da realização de uma prova oral individual.

A realização do exame online pressupõe que os alunos entendem e aceitam estas condições.

O link para a sala Zoom do exame será indicado na secção 'Zoom'.