Laboratório 6 - Semana de 17 Abr.

Neste laboratório, de apoio ao 1º projecto, pretende-se que os alunos desenvolvam código e esclareçam dúvidas relacionadas com o projecto.

1. (Leitura de parâmetros da linha de comando) Considere o programa no ficheiro main.c que é fornecido. Observe o código do programa com atenção. Verifique e compreenda como são lidos os nomes dos ficheiros que são passados como argumentos na linha de comando. O programa deve ser executado da seguinte forma:

$ ./main conto8.dic prob03.pal


2. (Selecção e escrita de palavras) Tal com está, o programa escreve no ficheiro de saída todas as palavras lidas do dicionário que tenham menos que 5 caracteres e comecem pela letra 'a'.  Altere o programa anterior para escrever todas as palavras que tenham mais de 4 caracteres tenham a letra 'a'.

3. (Leitura e armazenamento das palavras do problema) Altere o programa para ler os pares de palavras do ficheiro de problemas dado. Escreva as palavras no ficheiro de saída por ordem inversa ou seja a última palavra a ser lida será a primeira a ser escrita, a penúltima a ser lida será a segunda a ser escrita, e assim sucessivamente. SUGESTÂO: use um ou dois  arrays (tabelas) para guardar as palavras lidas.

4. (Alterar nome de ficheiro de saída) Modifique o programa para que o ficheiro de saída tenha o mesmo nome que o ficheiro de problemas (.pal) mas com a extensão alteradas para .sol.

Attachments