Laboratório 4 - Semana de 14 Mar.

1. (Tabelas bidimensionais) Um treinador de atletismo treina 5 atletas e faz 7 sessões de treino por semana. Em cada sessão, cada atleta percorre uma distância que é cronometrada. Os valores dos tempos, em segundos, são registados sob a forma de uma m atriz (e.g., tempos[DIM1][DIM2]), onde cada linha identifica um atleta e cada coluna uma sessão de treino. Escreva um programa para:

  1. calcular e escrever a média dos tempos realizados em cada sessão de treinos;
  2. determinar e escrever o melhor tempo realizado por cada um dos atletas nas 7 sessões.

Neste exercício, implemente as seguintes funções:

  • para ler os tempos:
    void leMatriz (float tempos[][DIM2], int atletas, int sessoes);
  • para calcular e escrever a média dos tempos em cada sessão de treinos:
    void escreveMediaColunas(float tempos[][DIM2], int atletas, int sessoes);
  • para calcular e escrever o melhor tempo realizado por cada um dos atletas:
    void escreveMinimoLinhas(float tempos[][DIM2], int atletas, int sessoes);

Ver sugestão de resolução incompleta aqui: atletasInc.c

2. (Leitura Formatada) Números complexos são identificados pela sua parte real e imaginária. Faça um programa que lê dois números complexos (um de cada vez) no formato x+yi (ex: 5+3i).

3. (Estruturas) Implemente uma função complexo soma(complexo a, complexo b) que recebe dois números complexos como argumento e devolva a soma dos dois.

Ver sugestão de resolução incompleta aqui: complexosInc.c


4. (Estruturas) Considere que um depósito bancário é definido pelo valor depositado e pela taxa anual nominal (TAN). Defina um novo tipo de dados por forma a representar os depósitos. Implemente a função leDeposito que devolve um novo depósito onde o valor e a TAN são introduzidos pelo utilizador. Implemente a função mostraDeposito que mostra um depósito ao utilizador.

5. (Estruturas) Escreva um programa que lê um depósito do utilizador e que calcula o valor bruto e liquido dos juros do depósito após um ano. Considere que o valor bruto dos juros é o produto do valor depositado pela TAN, e que o valor liquido dos juros é o valor bruto menos 21 % de imposto.

6. (Vectores de Estruturas) Escreva um programa que lê um conjunto de N depósitos do utilizador para um vector de depósitos. Considere que o valor N é uma constante do seu programa. Mostre ao utilizador qual o valor médio da TAN do conjunto de depósitos.

7. (Vectores de Estruturas) Escreva um programa que lê um conjunto de N depósitos do utilizador para um vector de depósitos. Mostre ao utilizador o saldo que resulta da soma dos valores depositados e respectivos juros liquidos após um ano.

Ver sugestão de resolução incompleta aqui: depositosInc.c

Nota final: Quando trabalhamos com vectores em C, é comum fazer erros que levam a Segmentation Faults . Para saber o que fazer, poderá ler esta wiki .