Últimos anúncios

Anúncios

14 dezembro 2005, 13:00 João Pedro Carvalho

(9 Set 05)

O exame de Época Especial de AED realizou-se ontem, dia 8 de Setembro. As notas estão disponíveis no link de Pautas.

Uma pauta final corrigida da disciplina, tendo em conta já os resultados da Época Especial está igualmente disponível no link de Pautas.


(1 Set 05)
O exame de Época Especial de AED realiza-se na próxima quinta-feira, dia 8 de Setembro, às 9h, no anfiteatro EA3, Torre Norte. O exame tem a duração de 3h.



(10 Aug 05)
As notas de AED foram lançadas hoje na secretaria do IST.


(19 Jul 05)
O campeonato de AED decorreu hoje no Laboratório LSD2B, conforme previsto. Os resultados podem ser consultados na página do Campeonato. Os grandes campeões são os alunos

António Henriques (53714)
Cláudio Costa (53632)

embora estejam igualmente de parabéns todos os participantes!

A revisão de provas das repescagens dos 1º e 2º Testes realizou-se igualmente hoje.

No link de Pautas pode consultar uma pauta com os resultados finais da disciplina.

Boas férias!!


(18 Jul 05)
As notas das repescagens do 1º e 2º testes de AED estão disponíveis no link de Pautas.

Foi igualmente disponibilizada uma pauta global das classificações obtidas em todas as avaliações da disciplina.


(15 Jul 05)
As notas das repescagens do 1º e 2º testes de AED serão publicadas no início da próxima semana (2ª ou 3ª feira). A revisão de provas de ambas as repescagens realiza-se na próxima 3ª feira, dia 19 de Julho, às 14h30, no laboratório LSD2B, (no último andar do Pavilhão de Electricidade, ao fundo à direita).


A lista de grupos convidados a participar no campeonato de AED está indicada num sub-menu da página do Campeonato. Se houver grupos que por omissão tenham sido deixados fora do campeonato mas nele queiram participar, contactem o Prof. Luís Miguel Silveira.


(14 Jul 05)
FINALMENTE!!!

O anunciado, esperado e mui aclamado Campeonato de AED vai finalmente realizar-se! No próximo dia 19 de Julho, 3ª feira, pelas 9h30mn, no laboratório LSD2B, (no último andar do Pavilhão de Electricidade, ao fundo à direita) terá lugar a já tradicional prova de final de semestre. Os projectos desenvolvidos pelos vários grupos de alunos competirão entre si pelo privilégio de se poderem, durante um ano, auto-denominar campeões (e claro, também há algumas bonificações nas notas).

Para mais detalhes, nomeadamente o regulamento do campeonato e a lista de grupos convidados, veja a página do Campeonato.


(13 Jul 05)
As repescagens dos testes de AED realizaram-se hoje com normalidade. Cerca de 80 alunos repescaram os seus testes. Cópias do testes estão disponíveís para download no link respeitante às repescagens dos testes na página de Avaliação no menu de Guia da Disciplina.


(11 Jul 05)
A última prova de avaliação da disciplina, a Repescagem do(s) teste(s), realiza-se na próxima 4ª feira, 13 de Julho, às 13h no Salão Nobre. As regras para esta prova são as seguintes:
- cada aluno pode efectuar a repescagem de apenas um dos testes podendo escolher livremente qual pretende repescar.
- cada aluno deve decidir qual dos testes pretende repescar antes de entrar na sala de provas; apenas lhe será dada cópia do enunciado desse teste; ma vez entregue o enunciado do teste ao aluno, não é possível mudar de ideias.
- a nota obtida na repescagem de um teste substitui a nota desse teste se for mais elevada; caso contrário o aluno mantém a nota original

Os alunos serào dispostos no Salão Nobre em xadrez (um aluno que efectue a repescagem do 1º teste terá ao seu lado, frente e atrás, colegas que estão a fazer a repescagem do 2º teste). Se tiver alguma dúvida quanto ao local onde se deve sentar, espere que um docente lho indique.
 


(8 Jul 05)
As notas das discussões dos projectos de AED estão disponíveis no link de Pautas.

Foi igualmente disponibilizada uma pauta global provisória das classificações obtidas em todas as avaliações da disciplina.


(7 Jul 05)
As notas do Laboratório de AED estão disponíveis no link de Pautas.


(6 Jul 05)
Alteração no local dos horários de dúvidas: devido ao encerramento para obras dos laboratórios da disciplina, os horários de dúvidas futuros serão efectuados nos seguintes locais:
Prof. Agostinho Rosa e Pedro Gomes: sala 5.15, 5º andar, Torre Norte
Prof. Luís Miguel Silveira: sala 121, INESC ID
Prof. Francisco Sena e Silva: Laboratório LT5, 4º andar, Torre Norte

O horário de dúvidas do Prof. Agostinho Rosa previsto para o dia 12 de Julho realiza-se no dia 11 à mesma hora.


(29 Jun 05)
A revisão de provas do 2º teste decorreu, conforme indicado, hoje, 29 de Junho de 2005, no laboratório LP3. Uma nova pauta de notas contendo as alterações resultantes da revisão foi já disponibilizada.


(28 Jun 05)
Alteração no local das discussões de AED: Devido às obras a realizar no SCDEEC, os laboratórios de AED estarão indisponíveis a partir de quinta-feira, 30 de Junho. Como tal, todas as discussões marcadas para datas posteriores a dia 30 (inclusivé) realizar-se-ão no Laboratório LSD2B, no último andar do Pavilhão de Electricidade (ao fundo à direita).

O local dos horarios de dúvida de AED também será alterado. Serão dadas mais informações brevemente.


(27 Jun 05)
As notas do 2º teste de AED estão disponíveis no link de Pautas. Está igualmente disponível uma pauta com as notas combinadas dos 1º e 2º testes.

A revisão de provas realiza-se na próxima quarta-feira, 29 de Junho, às 17h no laboratório de AED (LP3).

Recordo que, de acordo com as regras de avaliação da disciplina, a nota mínima da componente de testes (ou seja, do somatório dos dois testes) é de 4.2 valores (35% do total). Não há nota mínima para cada teste individualmente.


(22 Jun 05)
Após uma verdadeira maratona, o Projecto de AED foi entregue por vários grupos envolvendo cerca de 120 alunos. As discussões iniciam-se no dia 27 de Junho.


(11 Jun 05)
Alteração na data de entrega do Projecto de AED: nova data - 22 de Junho, 4ª feira, 14h.

O corpo docente, respondendo aos inúmeros pedidos dos alunos, decidiu extender a data de entrega do Projecto para o dia 22 de Junho, 4ª feira. Dado que nesse dia se realiza uma prova de outra disciplina às 9h, a entrega dos trabalhos realizar-se-á às 14h no Laboratório da disciplina.

Sugerimos aos alunos que usem de bom senso na gestão do seu tempo e não prejudiquem outras disciplinas por causa desta alteração. A alteração é feita no sentido de beneficiar os alunos, não de os prejudicar!

Recorda-se que no acto de entrega os alunos devem entregar o relatório do projecto, uma ficha de avaliação devidamente preenchida (ver nota seguinte) e uma diskette contendo o código do projecto. Chama-se a atenção para a importância de os ficheiros (incluindo a Makefile), estarem localizados na raíz da diskette e não em sub-directórios desta.

Na página do projecto foi igualmente disponibilizada para download uma ficha de avaliação. Esta ficha deve ser devidamente preenchida pelos alunos e entregue juntamente com o relatório final do projecto. Esta ficha serve também de guia para os alunos verificarem alguns parâmetros que serão considerados pelos docentes na avaliação do projecto.

O 2º Teste de AED realizou-se hoje, dia 11 de Junho e decorreu com normalidade apesar do elevado calor e falta de ventilação das salas. Por esse facto, a que somos alheios e que não pudemos alterar, pedimos as nossas desculpas. Cerca de 190 alunos entregaram o seu teste. Uma cópia do teste está disponível para download no link respeitante ao teste na página de Avaliação no menu de Guia da Disciplina.


(9 Jun 05)
O 2º Teste de AED realiza-se no próximo dia 11 de Junho, Sábado, pelas 9h. O teste terá a duração de 2h 30mn. Não é necessária qualquer inscrição para o teste.

As salas para o teste serão as salas V114, V115, V116, V117, V131, V132, V133 e V134. Os alunos deverão ocupar estas salas pela ordem indicada.

A matéria para o 2º Teste inclui toda a matéria dada na disciplia, com especial incidência para a matéria que ainda não foi alvo de avaliação.


Foi actualizada a versão que é disponibilizada do programa de visualização dado que a versão anterior nos foi reportado não funcionar em certas instalações de Linux por falta de certas bibliotecas. Esta versão é uma versão estática, o que deverá resolver esses problemas. Foi testada nomeadamente em Knoppix. Por favor faça download da nova versão. Qualquer outra dificuldade que venha a surgir agradecemos que nos informem com a maior brevidade.


(6 Jun 05)
A aula de dúvidas do Prof. Francisco Silva agendada para 2ª feira, dia 13 de Junho (que é feriado) realiza-se na 4ª feira, 15 de Junho, à mesma hora no laboratório.


(5 Jun 05)
Foi disponibilizado através da página de projecto, uma versão actualizada do programa de visualização. Além de uma versão executável em ambientes Linux, foi incluída também uma versão executável em Cygwin. A versão Cygwin é mais limitada (menor verificação de erros e opção "-i" não funcional) mas suficiente para testes durante o desenvolvimento do projecto.

Verificou-se que alguns dos ficheiros disponibilizados para o 13º Laboratório continham erros, fruto de alterações introduzidas. Esses erros foram já corrigidos e as novas versões estão já disponíveis na página de Guias de Laboratório. Os ficheiros que estarào disponíveis nos computadores dos laboratórios correspondem igualmente às novas versões.


(3 Jun 05)
Foi colocada na página de Pautas uma nova pauta indicando os grupos (e alunos) que entregaram pré-relatório do projecto. No total 46 grupos, abrangendo 180 alunos, entregaram pré-relatório. Pode consultar essa pauta aqui.

Os grupos que entregaram pre-relatório ao Prof. Luís Miguel Silveira, devem contactá-lo hoje até às 15h ou na 2ª feira durante o horário de dúvidas para obterem algum feedback e comentários sobre o pré-relatório entregue.


(2 Jun 05)
A FAQ do Projecto foi alterada tendo sido adicionado um esclarecimento relativamente ao ficheiro de descrição dos armazéns. Pede-se a quem tiver sugestões de questões que queira ver esclarecidas as envie ao Prof. Luís Miguel Silveira para que elas possam ser adicionadas à FAQ.


(1 Jun 05)
Horários de abertura dos Laboratórios: nas semanas de 6 a 9 e 14 a 17 de Junho, os docentes de AED darão os seus horários de dúvidas sempre no laboratório, de forma a permitir que os alunos que o desejem possam ter acesso às máquinas do laboratório para testar ou desenvolver os seus projectos. O funcionamento destes horários será o usual: se nos primeiros 30mn não aparecerem alunos, o docente encerrará o laboratório, caso contrário o mesmo permanecerá aberto o tempo correspondente ao horário de dúvidas e o docente estará presente para esclarecer quaisquer questões.

Recordamos que o SC-DEEC tem 15 (quinze) PC-Linux, disponiveis de 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 20:00h e aos sábados das 10:00 às 14:00 excepto nos períodos em que há aulas de Programação. Temos sido informados que estes equipamentos estão a ser sub-utilizados estando normalmente dispon'iveis vários postos de trabalho. Oprojecto de AED pode obviamente ser desenvolvido e testado nestes PCs.


(30 Mai 05)
O enunciado do 13º e último Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(24 Mai 05)
Recordamos que os alunos que não estão a frequentar laboratório devem entregar os seus pré-relatórios ao Prof. Luís Miguel Silveira. Podem faze-lo no final de qualquer aula teórica desta semana. Na 6ª feira o Prof. Silveira não está disponível para receber os pre-relatórios.

Recordamos que existe uma página, debaixo da página de Projecto, onde podem ser colocados dados de grupos ou alunos que procuram colegas para formar grupo. Os grupos devem ser compostos por três alunos. Neste momento existem vários grupos com duas pessoas que procuram uma terceira para completar o grupo bem como alguns alunos individuais que procuram colegas com quem fazer grupo. Quem estiver numa situação deste tipo deve contactar o Prof. Luís Miguel Silveira para que os seus dados possam ser colocadas na página de formação de grupos.

Por questões relacionadas com a logística de salas, a hora dos testes de repescagem foi alterada tendo-se no entanto mantido a data.. Os testes realizar-se-ão no dia 13h de Julho às 13h. Veja mais detalhes na página de Avaliação.


(23 Mai 05)
O enunciado do 12º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(20 Mai 05)
Por sugestão de um aluno vai ser criada uma página com respostas a perguntas frequentes (FAQ) relativas ao projecto. Para aceder a esta informação vá à página de Projecto.

A revisão de provas decorreu, conforme indicado, hoje, 20 de Maio de 2005, no laboratório LP3. Uma nova pauta de notas contendo as alterações resultantes da revisão foi já disponibilizada.


(19 Mai 05)
Todos os problemas que foram reportados por alunos relativos à pauta do 1º teste foram já corrigidos. Por favor consulte a pauta para confirmar este facto. Para qualquer outro problema que possa surgir os alunos devem contactar de imediato o Prof. Luís Miguel Silveira.

As notas do 1º teste de AED estão disponíveis no link de Pautas.

Recordo que, conforme anteriormente indicado, a revisão de provas se vai realizar amanhã, sexta-feira, 20 de Maio, às 15h no laboratório de AED (LP3).

O enunciado do 11º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório. Dado tratar-se da semana de entrega do pré-relatório do projecto, o esforço deste trabalho foi consideravelmente aligeirado.


(18 Mai 05)
As notas do 1º Teste de AED serão publicadas amanhã, dia 19 de Maio. A revisão de provas realiza-se no dia 20 de Maio às 15h no laboratório de AED.

Após correcção, foram de novo disponibilizadas no link de Pautas, uma relação das notas de 2003/2004 e do 1º semestre de 2004/2005 que poderão ser utilizadas neste semestre. Para qualquer assunto relacionado com esta questão, os alunos devem contactar o Prof. Luís Miguel Silveira.


(17 Mai 05)
Recorda-se que, de acordo com o estipulado, na semana de 23 a 27 de Maio de 2005  os alunos deverão entregar o relatório preliminar do projecto ao docente do Laboratório. A entrega deverá ser feita no próprio Laboratório ou em data e local acordado com o docente. Será dado feedback aos alunos sobre o relatório preliminar na aula de laboratório ou no horário de dúvidas seguinte do docente. Para quaisquer dúvidas, nomeadamente sobre o conteúdo esperado deste relatório, consulte o enunciado na página de Projecto.


(16 Mai 05)
Foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório um ficheiro contendo uma cópia dos slides apresentados no 9º Laboratório, dedicados à apresentação e discussão do Projecto.

No link de Pautas, foi adicionada uma Pauta das notas obtidas no 1º semestre de 2004/2005 que poderão ser utilizadas neste semestre. Para qualquer assunto relacionado com esta questão, os alunos devem contactar o Prof. Luís Miguel Silveira.

NOTA: estes links foram temporariamente retirados para se verificar a informação neles constante pois foram levantadas algumas duvidas pertinentes pelos alunos. Por favor volte a visitar esta página dentro de dias.


(15 Mai 05)
Como é habitual, realiza-se todos os semestres um Inquérito de Avaliação do Funcionamento das disciplinas do IST Este inquérito é tradicionalmente levado a cabo nas aulas através do preenchimento de um impresso próprio. Neste 2º semestre de 2004/2004 a LEEC foi escolhida para uma experiência piloto de aplicação deste inquérito por via informática.

Pede-se a todos os alunos que respondam ao inquérito por via informática, preenchendo os formulários que estão disponíveis durante a semana de 16 de Maio no Portal do Estudante em
https://fenix.ist.utl.pt/loginPage.jsp

Recorda-se a todos os alunos a importância de participarem neste inquérito!


(10 Mai 05)
O enunciado do 10º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(9 Mai 05)
Por lapso, alguns dos exemplos de armazéns contidos no ficheiro zip indicado no enunciado do projecto continham um pequeno erro na descrição: os números de linhas e colunas da descrição estavam trocados. O problema foi detectado por um aluno e os ficheiros foram já corrigidos. Se já tinha feito download desse ficheiro, sugerimos que o volte a fazer aqui.


(6 Mai 05)
O 1º Teste de AED realizou-se ontem dia 5 de Maio e decorreu com normalidade. Cerca de 210 alunos entregaram o seu teste. Uma cópia do teste está disponível para download no link respeitante ao teste na página de Avaliação no menu de Guia da Disciplina.


(3 Mai 05)
O Enunciado do Projecto e um conjunto de dados relacionados, foi disponibilizado na página de Projecto

O enunciado do 9º Laboratório, dedicado à apresentação e discussão do Projecto foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(2 Mai 05)
Nas páginas do Histórico da disciplina, nomeadamente no sub-menu de Exames e Testes, foram disponibilizados enunciados de exames e testes de anos e semestres anteriores em que a disciplina foi leccionada. Estes são disponibilizados para download no sentido de exemplificarem o tipo de conhecimentos que pretendemos ministrar aos alunos e perguntas tipo que sobre esses conhecimentos podem ser feitas.


(27 Abr 05)
O 1º Teste de AED realiza-se no próximo dia 5 de Maio, 5ª feira, pelas 20h. O teste terá a duração de 2h 30mn. Não é necessária qualquer inscrição para o teste.

As salas para o teste serão as salas V114, V115, V116, V117, V131, V132, V133 e V134. Os alunos deverão ocupar estas salas pela ordem indicada.

A matéria para o 1º Teste inclui toda a matéria dada até à última aula Teórica antes do teste, inclusivé.


(21 Abr 05)
O enunciado do 8º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(21 Abr 05)
Foram disponibilizadas para download cópias dos acetatos sobre o capítulo de Tabelas de Dispersão na página de Material de Apoio.


(18 Abr 05)
A aula extra de AED sobre Tabelas de Dispersão realiza-se na 5ª feira, dia 28 de Abril, pelas 16h, no Ea1.

O enunciado do 7º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(14 Abr 05)
Por lapso cópias dos acetatos relativos ao capítulo de Ordenação, que se iniciou hoje, não tinham sido disponibilizados. O lapso foi corrigido e os acetatos encontram-se disponíveis para download na página de Material de Apoio.


(9 Abr 05)
O enunciado do 6º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(4 Abr 05)
O enunciado do 5º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(21 Mar 05)
O enunciado do 4º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(15 Mar 05)
O enunciado do 3º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(7 Mar 05)
O enunciado do 2º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.


(4 Mar 05)
O enunciado do 1º Laboratório foi disponibilizado na página de Guias de Laboratório.

Chama-se a atenção dos alunos que a sala de Laboratório indicada nos horários do fenix (sala 4.10) não é a correcta. Os laboratórios realizam-se nas salas LP2 ou LP3 na cave do Pavilhão de Electricidade.


(3 Mar 05)
As inscrições para os laboratórios decorreram com normalidade no local e hora previstos.

Os alunos que por qualquer razão ainda não se inscreveram mas desejam fazê-lo, devem contactar o docente responsável, Prof. Luís Miguel Silveira, por e-mail (lms@inesc-id.pt) indicando a sua preferência de horário. Estes pedidos serão atendidos por ordem de chegada e consoante as disponibilidades de horários.


( 1 Mar 05)
A lista dos turnos de laboratório que serão abertos pode ser consultada aqui. Relembra-se que os alunos devem levar a ficha de inscrição já preenchida com os dados dos elementos do grupo e respectivas fotos.


(27 Fev 05)
A lista dos turnos de laboratório efectivamente abertos será divulgada até 3ª feira, dia 1 de Março.


(24 Fev 05)
As inscrições para os laboratórios de AED realizam-se na Quinta-Feira, 3 de Março, pelas 10h, no átrio da Torre Norte (Torre de Electricidade).

A partir das 8h serão distribuídas senhas (no átrio da torre) que determinam a ordem de inscrição.

Cada grupo (2 alunos) deve levar uma ficha de inscrição preenchida (com fotos) e escolher vários horários de laboratório alternativos. Apenas é necessária a presença de um dos elementos do grupo para a inscrição.

No acto da inscrição os alunos devem entregar uma cópia do formulario, previamente preenchida com os dados dos alunos e com uma fotografia (ou cópia). Os restantes dados (turno escolhido), serão preenchidos na altura face às disponibilidades.

Antes das inscrições os alunos devem consultar os horários da disciplina nesta página, para tomarem conhecimento dos turnos de laboratório que serão efectivamente abertos.

Dado o reduzido número de docentes, não nos é possível abrir todos os turnos previstos no fenix. Como tal apenas funcionarão os indicados no link acima.


(24 Fev 05)
As aulas teóricas de AED iniciam-se no dia 28 de Fevereiro. As aulas de laboratório apenas se iniciarão na semana que começa em 7 de Março.


(22 Fev 05)
A página oficial de AED foi colocada on-line em http://matrix.inesc-id.pt/aed04.

Página alternativa

http://matrix.inesc-id.pt/aed04

Corpo Docente

Carlos Filipe Gomes Bispo

Responsável

carlos.bispo@tecnico.ulisboa.pt

Luís Miguel Teixeira D'Avila Pinto da Silveira

Responsável

lms@tecnico.ulisboa.pt

Agostinho Cláudio da Rosa
agostinho.rosa@tecnico.ulisboa.pt

Ana Teresa Correia de Freitas
ana.freitas@tecnico.ulisboa.pt

Francisco Alberto Sena da Silva
sena@lx.it.pt