Sumários

Laboratório 6

22 abril 2005, 11:00 Ana Teresa Correia de Freitas

Este problema, originalmente apresentado no Laboratório 3, foi posteriormente proposto no Laboratório 4 com uma alteração, pedindo-se a ordenação dos dados no ficheiro de saída segundo um dado critério. Neste laboratório esse requisito mantém-se.
Objectivos:

1.  Utilizar uma estrutura de dados baseada em tabelas.
  2. fazer no programa principal uma chamada à função de ordenação, sort().
  3. Identificar o algoritmo de ordenação codificado.
  4. Criar um ficheiro Makefile para compilar o programa.
  5. Escrever as funções de comparação para implementar todas as ordenações: por ordem alfabética, numérica e por comprimento de palavra.
  6. Implementar o teste da linha de comando, chamando a função de ordenação apropriada.
  7. Estudar experimentalmente a complexidade temporal do algoritmo de ordenação.

Laboratório 6

19 abril 2005, 11:30 Ana Teresa Correia de Freitas

Objectivos:

1.  Utilizar uma estrutura de dados baseada em tabelas.
  2. fazer no programa principal uma chamada à função de ordenação, sort().
  3. Identificar o algoritmo de ordenação codificado.
  4. Criar um ficheiro Makefile para compilar o programa.
  7. Estudar experimentalmente a complexidade temporal do algoritmo de ordenação.

Laboratório 5

15 abril 2005, 11:00 Ana Teresa Correia de Freitas

Neste laboratório aborda-se o problema da avaliação do desempenho de algoritmos através de análise de complexidade algorítmica. Pretende-se que o aluno compreenda e domine a notação "O grande", para descrever a complexidade algorítmica.  Determinação teórica e experimental da complexidade de alguns algoritmos.

Laboratório 5

12 abril 2005, 11:30 Ana Teresa Correia de Freitas

Laboratório 4

8 abril 2005, 11:00 Ana Teresa Correia de Freitas

Tendo como ponto de partida o trabalho do laboratório 3:

1. Nova implementação do programa em que as palavras são armazenadas numa lista.
  2. Utilização de listas duplamente ligadas.
  3. Introdução aos algoritmos de ordenação. Ordenar as palavras  por um dos seguintes critérios:
    • ordem alfabética das palavras;
    • número de ocorrências;
    • comprimento das palavras.