Exercícios
Aula prática nº 6
Exercícios
- Realize uma função que escreve o caracter '#' um determinado número de vezes no écran. O número de vezes que o caracter é escrito é igual ao número de vezes que a função já foi executada. Faça uma versão em que utiliza variáveis globais e outra em que utiliza variávies estáticas (de ficheiro).
- Considere a seguinte estrutura de dados
typedef struct node *link;
struct node {
int val;
link next;
};
struct node {
int val;
link next;
};
- Concretize uma função iterativa que recebe uma
lista de inteiros como argumento e escreve o seu conteúdo no
écran.
- Faça uma função com a mesma funcionalidade da alínea anterior mas que utiliza uma solução recursiva.
- Concretize a seguinte funcao link convertArrayToList(int ar[], int size) que converte um vector de inteiros numa lista com o mesmo conteúdo.
- Realize a função inversa da alínea anterior, int *convertListToArray(link l, int *size).
- Realize uma função, link inverte(link l), que devolve uma nova lista, sem alterar a que recebe como argumento (l), que é a inversa de l, ou seja o primeiro elemento da nova lista é o último de l e assim sucessivamente. Faça uma segunda versão desta função em que se inverte a própria lista que recebe como argumento.
- Suponha que Noé queria manter um registo informático, utilizando um programa em C, de todos os animais que levava na sua arca.
- Defina um tipo, chamado Animal, para guardar a seguinte informação:
nome - cadeia de
caracteres com um maximo de 30 caracteres
habitat - um dos valores terra, agua e ar
peso - um float
habitat - um dos valores terra, agua e ar
peso - um float
- Escreva uma função que inicializa a informação respeitante aos animais guardados na arca. A função termina quando o utilizador indica um nome vazio. Suponha que não há limite relativamente ao números de animais que cabem na arca do Noé.
- Escreva uma função que recebe a informação respeitante a todos os animais guardados na arca e calcula o peso total dos animais.
- Escreva uma função que recebe a informação respeitante a todos os animais guardados na arca e calcula o animal mais pesado da arca.