Métodos de Avaliação

A avaliação de AED no 2º semestre do ano lectivo 2007/08, como em anos anteriores, é baseada em três componentes com caracter de avaliação contínua:

1. Laboratórios [1.5 val.]
    Treze aulas de laboratório (com frequência obrigatória para os alunos em 1ª inscrição e para todos os que tendo estado inscrito na disciplina em anos anteriores não tenham nota de laboratório).
    Cada laboratório tem objectivos definidos que os alunos terão de alcançar e que serão avaliados pelo docente. Os trabalhadores estudantes inscritos como tal na secretaria do IST estão isentos desta componente. Para estes casos, a nota dos testes (componente de desenvolvimento) é multiplicada por 13,5/12=1,125.

2. Testes [12.0 val.]
    Dois testes, cada um deles contribuindo com 6 valores para a nota final. Cada teste tem duas componentes de avaliação: I) resposta múltipla e II) desenvolvimento.
    Haverá ainda um teste de repescagem em que qualquer aluno pode fazer ou repetir um qualquer dos testes anteriores (mas apenas um deles). Se repetir, será tida em conta a melhor nota. A repetição de um teste implica a repetição de todo o teste (ambas as componentes indicadas).
    Nota mínima na componente de testes: 4.2 valores (35%) na soma dos dois testes.
    As datas para a realização dos testes são:
    • 1º Teste: Segunda-feira, 28 de Abril às 19h
    • 2º Teste: Segunda-feira, 2 de Junho às 19h
    • Repescagem do 1º ou 2º Teste: Segunda-feira, 14 de Julho (hora a definir face ao calendário de exames)

3. Projecto [6.5 val.]
    O projecto é feito por grupos de 3 alunos e classificado na escala 0-20. O enunciado será publicado em meados de Abril (data tentativa: 14/4). Na semana de 5 a 9 de Maio deverá ser entregue um pré-relatório. A entrega do projecto e respectivo relatório ocorrerá em meados de Junho (data tentativa: 17/6). Ainda em Junho, depois das aulas terminarem, serão efectuadas as discussões (no período de 23 de Junho a 4 de Julho). O enunciado do projecto conterá informação mais detalhada sobre o mesmo, incluindo o que é esperado no pré-relatório e no relatório final.
    Nota mínima: 7/20 valores (35%)
    • 14 de Abril: Data prevista para o enunciado do projecto
    • 5 a 9 de Maio: Entrega do relatório preliminar [ao docente de laboratório]
    • 17 de Junho: Data prevista para entrega do Projecto (e relatório) [presencial e com verificação de funcionamento]
    • 23 de Junho a 4 de Julho: Discussões do projecto

Alunos com notas de laboratório de anos anteriores podem utilizar essa nota qualquer que seja o seu valor. No entanto, se optarem por fazer de novo os laboratórios só a nota deste ano conta.
As notas de projecto e dos testes de 2006/2007 são mantidas neste ano apenas se forem iguais ou superiores a 50% da respectiva avaliação (exemplo: 10/20 no projecto e 6/12 nos testes, etc). Qualquer nota obtida anteriormente às datas indicadas não será mantida.