1) Análise das necessidades ao nível da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos nas autoestradas internacionais TENT-T

 

Enquadramento: No âmbito da proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre a implementação de uma infraestruturas de combustíveis alternativos e que revoga a Directiva 2014/94/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, existe a necessidade de reforçar a rede de postos de carregamento nas autoestradas internacionais TENT-T. Desta forma, com base da rede de carregamento atual e nas suas características ao nível da potência, bem como o nível de tráfego das respetivas autoestradas, propõe-se que se identifique quais as localizações onde a cobertura é insuficiente e, nestes casos, qual a tipologia e potências que deverão ter os postos de carregamento a instalar.

 

 

2) Algoritmo para identificar as zonas da Rede MOBI.E com maiores distâncias entre postos de carregamento

 

Enquadramento: A MOBI.E assegurou que todos os 308 municípios portugueses têm pelo menos um posto de carregamento instalado dos mais de 3.000 existentes, contudo, continua a existir uma grande assimetria entre as várias regiões ao nível do número de postos de carregamento. Desde modo, com base nos dados dos postos de carregamento, propõe-se o desenvolvimento de um algoritmo que possa identificar as zonas do país onde existem as maiores distâncias entre postos de carregamento, por tipologia.

 

 

3) Algoritmo de identificação de hotspots na rede MOBI.E

 

Enquadramento: A rede Mobi.E está presente em todos os Concelhos do país, no entanto, o nível de utilização da rede apresenta variações relevantes, sendo que algumas zonas apresentam já uma elevada pressão sobre a infraestrutura existente. Assim, propõe-se que, com base nos dados da utilização dos postos de carregamento, se desenvolva um algoritmo que permita identificar hotspots em diferentes áreas - Cidade, Freguesia, Bairro, rua ? onde a taxa de utilização dos postos é mais elevada. Poderá mesmo ser criado uma ranking de zonas do país com maior necessidade de expansão da infraestrutura.

 

 

4) Simulador do preço de carregamento na Rede MOBI.E

 

Enquadramento: Para carregar um veículo elétrico num posto de carregamento da rede Mobi.E, deve-se ter um cartão ou App de um CEME, podendo desta forma carregar em qualquer posto de carregamento, independentemente do Operador (OPC) do posto. O valor a pagar por um carregamento na rede Mobi.E é aquele que contratualizar com o seu CEME, mas, regra geral, é uma combinação de quatro parcelas, nos termos do n.º 2 do art.º 13º do Regulamento de Mobilidade Elétrica (RME): tarifário CEME (que inclui o preço de energia, tarifas de acesso às redes de energia elétrica e tarifa EGME), tarifário OPC (que inclui a utilização dos pontos de carregamento, assim como a tarifa EGME aplicável aos OPC), imposto especial sobre o consumo de energia elétrica (IEC) e o imposto sobre o valor acrescentado (IVA). Sendo o preço composto por tantas componentes é sempre complicado o utilizador estimar, antes do início do carregamento, o preço final que vai pagar, aliás porque ele depende igualmente do carro do UVE, do estado da bateria, entre outros. Deste modo com base nos valores publicados para cada uma das parcelas, a MOBI.E propõe a criação de um simulador em que o utilizador consiga saber aproximadamente o valor que irá pagar.

 

 

5) Algoritmo para a programação de viagem na Rede MOBI.E

 

Enquadramento: A Rede Mobi.E, é uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador. Atualmente, a rede conta com mais de 3.000 postos de carregamento em todo o país. Existindo uma panóplia de postos de carregamento em diferentes localizações, com diferentes potências, por vezes torna-se desafiante para o utilizador programar uma viagem num veículo elétrico. Deste modo, com base na localização, potências e preços da Rede MOBI.E. propõe-se a criação a um programador de viagem, com a distância, tempo de viagem, número de paragens, tempo de carregamento, preço, sugestões, etc.

 

 

6) Análise geográfica da Rede MOBI.E

 

Enquadramento: A Rede Mobi.E permite carregar o veículo elétrico em qualquer posto de carregamento da Rede (Continente, Açores e Madeira), independentemente do respetivo Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), desde que possua um contrato ativo com qualquer Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). A MOBI.E assegurou que todos os 308 municípios portugueses têm pelo menos posto de carregamento instalado, contudo continua a existir uma grande assimetria entre as várias regiões ao nível do número de postos de carregamento. Desde modo, com base nos dados e consumos dos postos carregamento existentes, propõe-se um estudo que analise as necessidades da rede ao nível de novas instalações ou relocalizações necessárias dentro de municípios em cada uma das NUTS II. 


Contacto: Alexandre Videira

E-mail: avideira@mobie.pt