Sumários

Análise elástica de lajes

21 fevereiro 2014, 10:00 José Paulo Moitinho de Almeida

Definição dos deslocamentos de uma laje fina em função do deslocamento transversal da mesma. Determinação das deformações correspondentes. Definição das grandezas cinemáticas (deslocamentos e curvaturas) e seu significado geométrico. Equações de compatibilidade no domínio. Natureza tensorial das curvaturas. Relações constitutivas. Momentos e esforços transversos.

Capítulo 1 - Análise Elástica de Lajes

21 fevereiro 2014, 08:30 Luís Manuel Soares dos Santos Castro

Análise elástica de vigas. Formulação do problema. Breve revisão da aula anterior. Definição de grandezas e equações de equilíbrio, compatibilidade e relações constitutivas.

Definição de condições de fronteira. Condições de fronteira estática e condições de fronteira cinemática.

Definição de soluções exactas. Obtenção e identificação de soluções exactar. Determinação do carregamento a considerar para que um determinado campo de deslocamentos possa ser considerado como solução exacta. Exemplos de aplicação.

Acetatos

Ver tópico do e-escola (http://e-escola.ist.utl.pt/topico.asp?id=559)

Lajes

21 fevereiro 2014, 08:30 João António Teixeira de Freitas

Compatibilidade na fronteira. Soluções compatíveis.

Revisões de estática

20 fevereiro 2014, 12:00 José Paulo Moitinho de Almeida

Revisões de conceitos base da estática. Determinação das expressões de diagramas de momentos flectores em vigas. Soluções estaticamente admissíveis em estruturas hiperestáticas.

2ª Aula

20 fevereiro 2014, 10:30 Orlando José Barreiros D'Almeida Pereira

Hipóteses fundamentais de Kirchhoff. Condições de fronteira cinemáticas. Determinação de soluções cinematicamente admissíveis. Alínea a) do Exercício Proposto 1 de 1998. Alínea a) do Exercício 1 de 2010 e do Exercício 2 de 2010.