Sumários

Elementos isoparamétricos.

16 dezembro 2016, 10:00 Carlos Manuel Tiago Tavares Fernandes

Continuação do exemplo de aplicação a consola discretizada em um único elemento quadrilateral de 4 nós distorcido: matriz de rigidez, vector de forças nodais equivalentes, solução do sistema global, deformada, campos de deslocamentos, deformações e tensões.

Lecture canceled.

16 dezembro 2016, 08:00 Carlos Manuel Tiago Tavares Fernandes

Lecture cancelled due to the absence of students.

Elementos isoparamétricos.

15 dezembro 2016, 10:00 Carlos Manuel Tiago Tavares Fernandes

Exemplos de elementos isoparamétricos: triangulares (3 e 6 nós) e quadrilaterais (4 e 9 nós).
O teorema da transformação de coordenadas no espaço 2D.
Exemplo de aplicação: avaliação do vector de forças nodais equivalentes em elemento isoparamétrico triangular de 3 nós. Verificação do resultado obtido usando coordenadas globais.
Avaliação de derivadas de funções definidas em coordenadas naturais em ordem às coordenadas globais: o teorema da derivada da função definida implicitamente. Aplicação ao cálculo de termos da matriz de rigidez.
Avaliação de integrais de linha. Aplicação ao cálculo do vector de forças nodais equivalentes a cargas aplicadas ao longo da fronteira estática.
Regras de integração numérica em 1D e 2D (domínios triangulares e quadrilaterais).
Exemplo de aplicação a consola discretizada em um único elemento quadrilateral de 4 nós distorcido.

Lecture canceled.

15 dezembro 2016, 08:00 Carlos Manuel Tiago Tavares Fernandes

Lecture cancelled due to the absence of students.

Transformação de coordenadas em elementos isoparamétricos.

13 dezembro 2016, 18:00 Carlos Manuel Tiago Tavares Fernandes

Dimensões dos operadores matriciais associados aos elementos de laje baseados na teoria de Reissner-Mindlin.
Soluções particulares em elementos finitos. Exemplos da barra sujeita a esforço normal e viga de Euler-Bernoulli.
Justificação da necessidade de utilização de elementos isoparamétricos: fronteiras curvas, geração de funções de aproximação compatíveis e integração da forma fraca.
A transformação de coordenadas em elementos isoparamétricos. Exemplo de aplicação.