Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

A unidade curricular de Administração de Dados em Sistemas de Informação tem como objectivo dar aos alunos as competências necessárias para gerir, optimizar e usar eficazmente sistemas modernos para a gestão de grandes volumes de dados. Os alunos devem ser capazes de: 1. compreender os mecanismos internos de um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) relacional, nomeadamente a gestão de armazenamento, a indexação, o processamento e optimização de interrogações, a gestão de transações, do controlo de concorrência e gestão de recuperação 2. compreender as tarefas envolvidas na administração de bases de dados 3. optimizar o acesso à informação em bases de dados que armazenam grandes quantidades de dados 4. adquirir conhecimento básico sobre as várias arquiteturas de bases de dados paralelas e distribuídas, incluindo sistemas convencionais (SQL) e não convencionais (NoSQL).