Métodos de Avaliação

Durante o semestre e período de exames:

A avaliação de conhecimentos da cadeira será efectuada por meio de duas componentes:

• Dois testes, realizados em comum por todos os alunos. Durante época de exames, existirá uma data para a repescagem dos testes. Se um aluno se apresentar à repescagem, a nota obtida no respectivo teste será a melhor entre a nota da repescagem e a nota do teste respectivo.
  • Trabalhos de laboratório (L), realizados em grupos de dois alunos e entregues semanalmente no final da aula de laboratório.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

• A média aritmética dos testes é superior ou igual a 8.0 valores;
  • A média dos laboratórios, após retirada a pior nota, é superior ou igual a 9.5 valores;
  • A média pesada das duas componentes de avaliação é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas provas realizadas, com os seguintes pesos:

• Testes (T): 40%
  • Laboratórios (L): 60%

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre lectivo.

As notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas.

Testes:

As datas de realização dos testes são:

• Primeiro teste: 5 de Abril de 2016;
  • Segundo teste: 4 de Junho de 2016;
  • Repescagem: 1 de Julho de 2016.

Pede-se a todos os alunos que manifestem a sua preferência em relação à realização dos testes num ou dois campus neste poll.

Laboratórios:

Os trabalhos de laboratório são constituído por duas partes:

• Uma parte teórica, que deverá ser preparada em casa antes do laboratório, e que tipicamente consistirá na resolução de um pequeno exercício, cuja solução será depois usada no laboratório.
  • Uma parte prática, a ser realizada na própria aula de laboratório e que deverá ser entregue até ao final da aula.

Os trabalhos de laboratório (tanto na sua parte teórica como na parte prática) deverá ser realizado em grupos de dois alunos. Na realização dos trabalhos de laboratório, a discussão entre grupos e/ou com o corpo docente é permitida e encorajada. No entanto, a discussão deverá ser sempre em termos do problema geral e não de soluções particulares. Cada grupo deverá encontrar individualmente as suas próprias soluções, as quais não deverão ser discutidas entre alunos ou copiadas de qualquer outra fonte.

Especificamente: Não é permitido mostrar, ver, discutir ou partilhar (fisica ou electronicamente) código ou respostas aos mini-projectos até que estes tenham sido classificados.

Adicionalmente, a consulta de linhas de trabalho ou abordagens na internet ou noutras referências bibliográficas é permitida. No entanto, mais uma vez, tal consulta deverá ser sempre em termos gerais. A utilização de código (mesmo que adaptado) de qualquer referência externa não é permitida.

Todo o aluno que viole as regras de conduta acima será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.

Melhorias de nota/Reinscrição:

A avaliação tem ser efectuada em todas as suas componentes (teórica e prática). Notas obtidas em semestres anteriores não serão consideradas.

Época especial:

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame, sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efectuar o exame de época especial devem entrar em contacto com o corpo docente antes do início do período de época especial.