Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos abarca um trabalho de projeto (realizado por grupos de 3 alunos) e um exame final escrito (individual), com pesos na nota final de 60% e 40%, respetivamente.

O trabalho de projeto pretende capacitar os alunos na análise de elevados volumes de informação, lidando com problemas de caracterização multidimensional de entidades/objetos. Para o efeito, serão explorados modelos estatísticos de síntese da informação, de classificação de entidades e de explicação de variáveis, aplicados ao estudo comparativo de objetos (como unidades geográficas ou outras entidades dispersas no território, como por exemplo organizações/empresas, infraestruturas, etc.) cada um dos quais caraterizado por múltiplas variáveis. O tema do projeto de grupo é livre, sendo selecionado pelos alunos em função dos seus interesses. O trabalho é desenvolvido ao longo do semestre, em etapas progressivas e com apresentações pelos grupos de alunos dos resultados obtidos, parcelares (a meio do semestre) e finais (no fim do semestre) e respetiva discussão. Relatórios intermédios (preliminares) também podem ser submetidos para serem analisados pelos docentes, com feed-back (comentários e sugestões) aos alunos.

O exame final é constituído questões, algumas de carácter conceptual (abarcando toda a matéria) e outras de carácter aplicado (excluindo neste caso exercícios de Estatística Multivariada). Nos exames é permitida a consulta de até 2 folhas A4 (frente e verso) com elementos preparados pelos alunos. Estes elementos de consulta devem ser manuscritos pelo próprio (não são admitidas fotocópias ou edições em computador) e conter ao cimo da página (faixa com cerca de 2cm) a identificação (nome e nº) do aluno. O conteúdo é livre, mas deve incluir todo o formulário considerado necessário. Adicionalmente, os alunos devem trazer cópias das tabelas estatísticas consideradas necessárias (que não contam para o limite de páginas acima indicado) e uma calculadora (de qualquer tipo, mas cuja utilização fica estritamente limitada à realização de cálculos). Quaisquer outros tipos de elementos ou equipamentos, como computadores, tablets ou qualquer tipo de equipamento de comunicação, não são admissíveis nos exames.

Um aluno obtém aprovação na disciplina se:

0.6 × Nota Projeto + 0.4 × Nota Exame >= 9.50 valores

não podendo a nota de exame ser inferior a 9.0 valores nem a nota do projeto de grupo ser inferior a 10 valores. Adicionalmente, caso a soma ponderada calculada pela fórmula acima seja superior a (nota do exame + 3 valores), a nota final é igual à nota do exame + 3 valores, podendo os alunos realizar prova oral para defesa da nota original (sem esta restrição).