Métodos de Avaliação

Componentes de avaliação:

O método de avaliação da UC de Arquitectura de Computadores tem duas componentes:

• Componente Teórica (CT)
    • A nota teórica pode ser obtida através da realização de 2 testes (condicionados à possibilidade de avaliação presencial) ou de 1 exame.
    • As datas de avaliação são:
      • Teste 1 (T1) :30 de Abril (apenas se realizado em modo presencial)
      • Teste 2 (T2) e Repiscagem Teste 1 (T1R1): 29 de Junho
      • Repiscagem Teste 1 (T1R2) e Repiscagem Teste 2 (T2R1): 14 de Julho
    • O apuramento da componente teórica (CT) será feito utilizando a seguinte fórmula: CT=max{T1,T1R1,T1R2}/2 + max{T2,T2R1}/2
    • Nota mínima: 8,5 valores.
  • Componente Laboratorial (CL)
    • A nota do laboratório é determinada pela média de 5 trabalhos laboratoriais.
    • Grupos de 2 alunos, necessariamente inscritos no mesmo turno de laboratório e formalmente inscritos na UC.
    • A não realização do trabalho implica uma classificação nula. Excepcionalmente, no caso de haver uma justificação válida (i.e., de acordo com os regulamentos do IST), o trabalho de laboratório pode ser realizado noutro turno de laboratório (condicionado à existência de vagas).
    • O apuramento da componente laboratorial (CL) será feito utilizando a seguinte fórmula: CL=(L1+L2+L3+L4+L5)/5
    • Nota mínima da componente laboratorial: 8,5 valores
    • Os alunos que já obtiveram aprovação na componente laboratorial do ano lectivo anterior:
      • estão dispensados desta componente e mantêm a nota obtida anteriormente nesta componente

Apuramento da Nota Final:

A avaliação individual da UC é apurada através da aplicação da seguinte fórmula:

Nota Final =  0.7 x CT  +  0.3 x min { CL ; CT+3 }

Para aprovação na disciplina é necessária aprovação (nota não inferior a 9,5 valores) em cada uma das 2 componentes: teórica (média dos testes ou exame) e laboratorial (média dos laboratórios).

Prevê-se a possibilidade de realização de uma prova de avaliação oral, afectando a nota final da disciplina, sempre que se verifiquem discrepâncias significativas entre as notas das componentes teórica e laboratorial.

Época Especial:

O apuramento da nota em época especial corresponde à nota de exame. Não haverá lugar a repiscagem de nota de testes em época especial.