Máquinas virtuais

O corpo docente disponibiliza um conjunto de máquinas virtuais com todo o software necessário para realização dos laboratórios, previamente instalado e configurado:

Qualquer destas máquinas virtuais poderá correr sobre Windows, Linux ou MacOS, após a instalação de uma das seguintes plataformas de virtualização disponíveis gratuitamente:

Colectânea de software

Ao longo do semestre, os alunos irão utilizar as seguintes ferramentas de software:

• Xilinx ISE Webpack 10.1 - as versões mais recentes não são recomendadas, pois não incluem o editor de formas de onda (diagrama temporal) a utilizar no laboratório.
  • Simulador do processador P3

Chama-se a atenção dos alunos que a instalação deste software é complexa (e por vezes impossível, nalguns computadores ou sistemas operativos mais recentes), pelo que se recomenda a instalação de uma das máquinas virtuais apresentadas em baixo.

Alternativamente, os alunos poderão tentar instalar o software nativamente (sem máquina virtual). Contudo, o corpo docente não irá dar suporte ou ajuda na realização desta tarefa.

Na página web de cada uma destas máquinas virtuais (ver abaixo) os alunos dispõem de todos os elementos de auxílio à instalação destas máquinas. Recomenda-se a leitura atenta destas páginas, de modo a evitar problemas na instalação.