Sumários

Não existente - semana de laboratório

3 março 2010, 18:00 Pedro Tomás

Nesta semana decorreram aulas de laboratório, durante as quais não são dadas aulas práticas.

Laboratório

3 março 2010, 18:00 João Miguel de Oliveira Alves

Aulas de Laboratorio com Xilinx/P3

3 março 2010, 18:00 João Miguel de Oliveira Alves

Familiazização dos alunos com o software utilizado ao longo do semestre

Laboratório de introdução às ferramentas de AComp

3 março 2010, 14:30 Pedro Tomás

O laboratório foi dividido em duas vertentes, nomeadamente a definição dos objectivos da disciplina e dos grupos de trabalho (15 min) e a realização de um laboratório introdutório (75min).

Na vertente de objectivos da disciplina foi explicado aos alunos que os laboratórios devem ser preparados no periodo extra-aulas, devendo as aulas de laboratório ser dedicadas a:

1. Esclarecimento de dúvidas relacionadas com o laboratório em questão;
  2. Verificação do funcionamento dos laboratórios;
  3. Entrega do relatório
  4. Resposta a perguntas individuais (para avaliação).

O laboratório introdutório correspondeu à introdução da ferramenta de desenho e simulação de circuitos digitais que irá ser usada nos restantes laboratórios. Assim, pretendeu-se que os alunos se familiarizassem com o ambiente de projecto XILINX, através da criação de uma somador de 8 bits, realizando os seguintes passos:

1. Criação e edição de um projecto em ambiente XILINX:
    1. Introdução de símbolos no esquema;
    2. Realização de uma montagem com ligações simples e/ou com buses (barramento de dados);
    3. Criação e utilização de novos símbolos;
  2. Criação dos ficheiros de teste para validação do projecto do sistema (processador) digital;
  3. Arquivamento e recuperação do projecto realizado.

3 março 2010, 14:30 Paulo Alexandre Crisóstomo Lopes