Programa

Arquitecturas Computacionais para Sistemas Multimédia

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Programa

I - Aquisição de conteúdos multimédia: Percepção humana e o seu impacto na interpretação do meio; Aquisição e representação de sinais de áudio, imagens e vídeo; Dispositivos e periféricos para aquisição de sinal. II - Compressão e armazenamento de conteúdos multimédia: Introdução aos algoritmos de compressão e codificação; Breve apresentação de algumas normas ISO e ITU; Técnicas de compressão sem perdas (ex: Huffman, Run-Length); Técnicas de compressão de áudio (ex: G.711, MP3, AC3); Técnicas de compressão de imagem (ex: GIF, JPEG, PPM); Técnicas de compressão de vídeo (ex: H.263, MPEG-2, MPEG-4/AVC (H.264)); Encapsuladores multimédia (ex: DivX, AVI, MKV). III - Arquitecturas de suporte e sistemas operativos: Arquitecturas do hardware (concepção do sistema, processadores, caches, barramentos); Suporte do sistema operativo (dispositivos para áudio/vídeo, gestão de buffer); Requisitos e exigências computacionais para processamento em tempo real (gestão dos recursos, gestão e agendamento de processos/threads, gestão de memoria); Sistemas de armazenamento (sistema de ficheiros). IV - Distribuição de dados multimédia: Revisão dos protocolos de rede elementares (UDP, TCP/IP, HTTP); Streaming de sinais multimédia (largura de banda e gestão de recursos; redes do tipo ?reservation-based? vs. ?best-effort?; técnicas de adaptação e de buffering de dados multimédia comprimidos); Qualidade de serviço; Técnicas de sincronização de sinais multimédia; Difusão multi-ponto de dados multimédia; Serviços de sistema de suporte à comunicação (abstracção temporal, tratamento de eventos) V - Tecnologias de difusão de sinais multimédia: Tecnologias de integração; Comunicação de áudio (VoIP, difusão de rádio); Comunicação de vídeo (vídeovigilância, vídeo-conferência, video-on-demand, DVB).