Métodos de Avaliação

Esta disciplina não tem exame final.

Provas Escritas

Realizar-se-ão dois testes com a duração de 90 minutos. O primeiro teste será no Sábado, dia 8 de Novembro de 2008, e avaliará a primeira metade da matéria. O segundo teste será na Sábado, dia 20 de Dezembro de 2008, e avaliará a segundo metade matéria. Haverá um teste de recuperação no Quarta-feira, dia 12 de Janeiro de 2009, oferecendo a qualquer aluno a oportunidade de recuperar um e só um dos dois teste anteriores.

A nota de cada teste será classificado de 0 a 10 valores arredondado aós centésimos, e a nota do teste de recuperação entregue prevalecerá sobre a nota obtida anteriormente no respectivo teste somente no caso de ser superior a esta.

Não haverá nota mínima em nenhum dos testes. Inscrições para os teste são obrigatórias. Os alunos só devem apresentra-se as provas escritas munido do carta de alunos ou do bilhete de identidade.

A nota da provas escritas, que se designa por NE, será a soma aritmética das notas dos dois testes, em que, eventualmente, um destes será o de recuperação.

Avaliação Contínua e Funcionamento das Aulas Práticas

Há uma lista de exercícios que deverão ser resolvidos na aula prática e no estudo fora das aulas. As aulas práticas permitem:

1. (i) complementar e não substituir a exposição das aulas teóricas,
  2. (ii) discutir dúvidas,
  3. (ii) discutir dúvidas,
  4. (iii) adiantar a resolução dos exercícios e
  5. (iv) demonstrar a evolução dos conhecimentos para avaliação.

No início de cada aula prática, o docente poderá resolver algums exercícios acerca da matéria da aula. Este perído não deverá demorar mais de 60 minutos. Durante o resto da aula, o docente só deve utilizar o quadro para responder a dúvidas generalizadas dos alunos.

Há ao todo 6 fichas de exercícios. A resolução de cada ficha deve ser apresentada em folhas agrafadas de A4, todas bem identificadas e indicando no cabeçalho da primeira folha o n° da ficha, o n° da turma, o nome do aluno e o n° de aluno. As fichas nunca podem ser entregues em atraso.

Cada ficha será corrigido e avaliado com uma nota de 0 a 20. As fichas corrigidas são devolvidas nas aulas práticas junto com uma breve solução. Ao receber cada ficha corrigida, o aluno deve conferir logo a correcção; as notas de fichas não podem ser revistas após a aula em que são devolvidas.

A nota da avaliação contínua, que se designa por AC, é a media dos melhores 5 fichas.

Nota Final

A nota final da cadeira é um número inteiro de 0 a 20. Um aluno fica aprovado se a sua nota final for maior ou igual a 10. A nota final é 85% da nota das provas escrita NE e 15% da nota da avaliaçã contínua AC.

Orais

Qualquer nota final superior a 17 tem que ser defendida numa prova oral a combinar com o responsável pela cadeira no final perído das aulas; se nã for defendida, uma tal nota passa a 17.

Melhoria de Nota

Para os alunos inscritos na secretaria para melhoria de nota, a nota final será igual a NE, podendo os alunos aceder também à prova de recuperação. Estes alunos terão acesso à avaliaçã contínua se assim o desejarem e se as condições o permitirem.