Sumário

A avaliação escrita desta disciplina compreende um 1º Teste e um 2º Teste, cada um com a duração de 90 minutos, que poderão ser repetidos, pelos alunos, na forma abaixo descrita. Os testes são classificados na escala de 0 a 10. Compreende também uma componente de avaliação contínua baseada em minitestes de curta duração realizados nas aulas de problemas a qual terá um peso na classificação final de acordo com a tabela apresentada. Esta componente não poderá baixar a classificação obtida na avaliação escrita através dos testes.

Testes em data regular

Os dois testes que compreendem a avaliação escrita deverão ser preferencialmente realizados nas datas regulares, que são 5 de Abril de 2014 e 31 de Maio de 2014. A nota de cada teste será atribuída na escala de 0 a 10 (com precisão às décimas). A classificação das provas escritas é a soma das notas do 1º e do 2º Testes, arredondada às unidades.

Testes de recuperação

O aluno pode optar por repetir um ou ambos os testes, na data de 30 de Junho de 2014. Para tal, é obrigatória a inscrição prévia na prova. O aluno terá a primeira hora e meia para recuperar o 1º ou o 2º teste. Terá mais hora e meia para fazer a recuperação dos dois testes, caso em que a sua prova será classificada como uma prova única e não como duas partes separadas.

Caso o aluno recupere um teste, a nota do mesmo prevalecerá sobre a nota do teste correspondente em data regular apenas se lhe for superior.

Caso o aluno recupere os dois testes, a classificação escrita do conjunto dos dois testes de recuperação prevalecerá sobre a classificação escrita dos testes realizados em data regular somente se lhe for superior. A opção pela realização dos dois testes de recuperação é equivalente à submissão a uma prova de exame final.

Avaliação contínua

Haverá 7 minitestes de curta duração em aulas de problemas previamente estabelecidas. Cada miniteste consiste na resolução, no final da aula, de um problema posto na altura pelo docente e para o qual os alunos disporão de 10 a 15 minutos para a sua realização.

Este problema poderá incidir sobre qualquer parte da matéria coberta pelas aulas de problemas até à aula onde ele será realizado, inclusive.

Cada resolução entregue será classificada com um de três graus: 0,1 ou 2. A não entrega de um miniteste equivale a uma classificação de 0 nesse miniteste.

O resultado desta avaliação será calculado como a média aritmética das 6 melhores classificações obtidas nestes minitestes.

De preferência, cada aluno deverá realizar os minitestes no turno prático em que está inscrito. A possibilidade do aluno  realizar os minitestes num turmo diferente daquele em que está inscrito está dependente da autorização por parte do docente do turno a que o aluno pretende ir. Em caso nenhum de sobrelotação da sala poderão os alunos não inscritos nesse turno aí realizar os minitestes. Em qualquer dos casos, é obrigatório cada aluno realizar  os minitestes no mesmo turno em que realizar o primeiro. A não observância destas normas terá consequências que poderão ir até à atribuição de 0 como classificação desta componente da avaliação.

Classificação final

A aprovação requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

Sendo NT a nota obtida através dos dois Testes com arredondamento às décimas, e NM a nota da avaliação contínua baseada nas classificações dos minitestes,  a nota final NF será obtida da tabela seguinte:

ta

Tabela para o cálculo da classificação final. (NT - Nota dos testes; NM - Nota dos minitestes; R - Reprovado; NA - Não altera).

Realçam-se os seguintes factos:

• Em nenhuma situação será NF inferior a NT;
  • NM será irrelevante nos casos em que  NT é estritamente inferior a  8.0  ou  igual ou superior a 15.5. Nesses casos  o resultado final será  NT arredondada  às unidades;
  • Para o cálculo da nota dos Testes NT não se exige nota mínima em nenhum dos Testes em separado.

É atribuida a menção de "não avaliado" aos alunos que não entregarem pelo menos uma das versões (regular ou de recuperação) das duas provas que constituem a avaliação escrita. É atribuida a menção de "reprovado" a um aluno avaliado que tenha obtido classificação final NF inferior a 10 valores.

Normas importantes sobre a realização dos testes

1. É obrigatória a inscrição na prova através do sistema fenix no prazo a ser estipulado o qual terminará, no máximo, 48 horas antes da prova.
  2. O aluno tem que se apresentar na prova munido de documento de identificação oficial com fotografia (BI, CC, passaporte) ou cartão de identificação do Técnico.
  3. Não é permitida a utilização de qualquer tipo de calculadoras, computadores, telemóveis ou outros aparelhos electrónicos de cálculo e/ou comunicação.