Próximas aulas

19 novembro 2014, 16:45 João Pedro Pereira Boavida

Caros alunos,

Como falámos na aula, vou saltar o exemplo que contava fazer na próxima 2ª feira para podermos avançar com mais calma.

Assim, o plano para 6ª dia 21 é:

Vários exemplos de cálculo de exponenciais usando formas de Jordan.

Secções relevantes nos apontamentos: (3.18) a (3.25).

Vídeos relevantes: Exponencial de matriz (caso geral).

Para antes da próxima aula: Equações diferenciais de ordem superior, (4.1) a (4.4).

Para 2ª dia 24 e a prática é:

EDOs lineares com coeficientes não constantes.

Prática: EDOs em \(\mathbb R^n\); equações de ordem superior.

Secções relevantes nos apontamentos: (3.26) a (3.30).

Vídeos relevantes: A fórmula da variação das constantes II, Equações diferenciais de ordem superior.

Método alternativo: O método dos aniquiladores I, O método dos aniquiladores II, O método dos aniquiladores III, (4.5) a (4.17).

E depois na 4ª feira continuamos na aula 32 do planeamento.

Gralha na ficha 16; mais exemplos

11 novembro 2014, 11:32 João Pedro Pereira Boavida

Bom dia,

A segunda pergunta da ficha 16 (que termina no próximo domingo) tem uma gralha no enunciado: onde aparece \(y'(t)\) devia aparecer \(y(t)\).

Depois do ajuste dos últimos dias, as aulas vão prosseguir (amanhã, 4ª dia 12) de acordo com o planeamento, continuando na aula 26.

Podem encontrar alguns dos nossos exercícios atuais resolvidos nos guias 7 a 10 (que foram o primeiro rascunho dos apontamentos atuais) listados na página do 1º semestre de 2011-12.

Não se esqueçam que o inquérito atual termina hoje (3ª) às 23:00, e que a ficha 15 termina na 5ª.

Até logo ou até amanhã,

Resultados do teste 1

4 novembro 2014, 13:40 João Pedro Pereira Boavida

Caros alunos,

Podem consultar as pautas do teste 1 na secção Documentos (até quinta feira publicarei também algumas estatísticas).

Conforme anunciei ontem, podem vir ver os vossos testes agora ou amanhã (4ª dia 5), às 13:00-14:30. (No meu gabinete, 2-N4.24.) Se não puderem vir neste horário, entrem em contacto comigo quanto antes para combinarmos algo de manhã.

Para que seja tão produtivo quanto possível, consultem a resolução do teste. Podem vir ver que erros fizeram, mas pode também acontecer que encontrem um erro na vossa correção. Nesse caso, podem fazer (durante a visita) um pedido de revisão, explicando porque razão a vossa resposta, como originalmente escrita, devia ter sido suficiente. Tenham em conta que os critérios têm de ser aplicáveis a toda a gente, e por isso argumentos que envolvam a minha capacidade para ler pensamentos, ou que tenham a ver com cotações parciais, têm pouca probabilidade de sucesso. Argumentos que ignorem a resolução publicada serão ignorados.

Recordo que o inquérito sobre o vosso estudo para o teste termina hoje (3ª) às 23:00, que a ficha 13 termina 5ª às 23:00, e que a ficha 14 termina domingo às 23:00.

Até breve,

João

Depois do teste: previsões e matéria nova

1 novembro 2014, 19:15 João Pedro Pereira Boavida

Caros alunos,

Podem consultar os enunciados e resolução do teste na secção Documentos.

As notas devem sair na terça de manhã ou antes. Poderão vir o vosso teste na 3ª ou na 4ª das 13:00 às 14:30 (ambos os dias).

Começou hoje (e continua até terça às 23:00) o inquérito 7, sobre como se prepararam para o teste.

Na segunda feira começamos a falar de equações diferenciais (arrancamos logo na aula teórica, e na aula prática começamos logo a praticar as técnicas mais simples). Podem ir seguindo o planeamento para adiantar trabalho (já está preenchido até à última semana de novembro; falta só acrescentar vídeos e links sobre os exemplos de aplicação).

A ficha 13 já começou (termina na 5ª dia 6 às 23:00), assim como a ficha 14 (termina no domingo dia 9 às 23:00).

Até segunda,

João

Teste 1, logística, previsões de resultados, e depois...

30 outubro 2014, 08:28 João Pedro Pereira Boavida

Caros alunos,

O teste será realizado nas seguintes salas:

• A2 para quem tem número de estudante menor que 76400;
  • 0-65 para quem tem número de estudante maior que 76400.

Cheguem pelo menos 10 minutos antes da hora de início do teste (11:00), pois é preciso sentar toda a gente e começar o teste sem atraso. Poderão usar apenas material de escrita, o cartão de estudante, e o enunciado. Não tragam folhas de ponto (não as poderão usar).

Podem ver informações sobre a estrutura do teste no anúncio anterior. Também pode valer a pena verificarem o método de avaliação ou a pauta mais recente (na secção Documentos). Os horários de dúvidas até ao teste são:

• 5ª dia 30 (hoje): horário adicional, às 14:00-16:00;
  • 6ª dia 31: às 13:00-14:00 e às 16:00-17:00.

Referências úteis:

Para depois do teste:

• conto que os resultados saiam no início da semana e que possam vir ver os vossos testes durante a 4ª dia 5; durante o fim de semana darei detalhes mais específicos;
  • o inquérito da semana 7 (sobre o vosso estudo para o teste) começa imediatamente após o teste, e termina na 3ª dia 4 às 23:00;
  • a ficha 13 (sobre a matéria de 2ª dia 3) começa imediatamente após o teste e termina na 5ª dia 6 às 23:00;
  • a ficha 14 começa imediatamente após o teste e termina no domingo dia 9 às 23:00;
  • podem ir seguindo o planeamento, se quiserem começar a adiantar trabalho com essas fichas.

Até amanhã,