Apontamentos das aulas teóricas

Estes apontamentos não constituem um livro de texto. São uma transcrição razoavelmente precisa das aulas teóricas (falta as figuras e, uma vez que as aulas dos dois turnos não são exactamente iguais, pode haver algumas pequenas diferenças na ordenação da matéria ou nos exemplos dados).

Irei actualizando os apontamentos ao longo do semestre. Cada secção corresponde exactamente a uma aula teórica.

O objectivo é que tenham uma referência onde possam tirar dúvidas que tenham dos vossos apontamentos (embora também me possam perguntar) e que possam facilmente ter acesso aos apontamentos de uma aula a que faltem. 

Também serve para que o professor Jorge Almeida possa ter uma ideia precisa do que acontece nas aulas teóricas (a notação que uso, os exemplos que faço, etc...)

Se encontrarem algum erro (tipográfico ou de outra natureza), por favor digam.

Exercícios e testes resolvidos

Esta página do Prof. João Teixeira contém problemas, testes e exames resolvidos (alguns da antiga cadeira de Análise Matemática IV que cobria a matéria de ACED). 

Leituras adicionais

An imaginary tale: the story of the square root of -1 é um excelente livro escrito por Paul Nahin (um Professor de Engenharia Electrotécnica da Universidade do New Hampshire).

Music: a mathematical offering  por David Benson explica a relação com a música de algumas das matérias abordadas nesta cadeira (como a equação de Laplace e a análise de Fourier).

 

Ligações interessantes

Uma  página da autoria do Prof. José Natário indicando algumas das aplicações das matérias estudadas nesta cadeira.

página da cadeira de Análise Complexa dada por Terence Tao (um dos maiores matemáticos vivos) contém applets que ajudam a compreender vários conceitos de Análise Complexa.

Um  video sobre transformações de Möbius que ganhou um prémio de visualização matemática.

Um applet que permite achar campos de direções.

Um applet que ilustra o método de Euler.

Um filme espetacular sobre Caos para o público geral.

Um applet espetacular que ilustra retratos de fase de sistemas de primeira ordem lineares homogéneos com coeficientes constantes.

Um applet que ilustra o desenvolvimento em série de Fourier.