Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

A importância de ACIR dispensa longas justificações. É uma UC obrigatória em qualquer escola universitária onde se ministrem cursos de engenharia eletrotécnica. Trata-se de uma UC, da área dos fundamentos, que tem como objetivo genérico proporcionar formação básica -transversal às diversas especialidades em EEC- na área dos circuitos elétricos em regime estacionário ou quase estacionário. No final do semestre, os alunos devem ter adquirido competências suficientes para, perante um circuito, uma rede, uma associação de diportos lineares, uma montagem com díodos e/ou amplificadores operacionais, conseguirem formular as respetivas equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência e, resolvê-las -determinando as respetivas tensões e correntes elétricas.