Métodos de Avaliação

Durante o semestre e período de exames:

A avaliação de conhecimentos da cadeira será efetuada por meio de duas componentes:

• Uma componente de avaliação teórica (NT), onde os alunos realizam dois testes. Além disso, durante a época de exames, existirá uma data para a repescagem destes testes.
  • Uma componente de projeto (NP), realizado em grupos de três alunos durante o semestre.

Para obter aprovação na cadeira, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:

• Cada nota de teste/repescagem deve ser superior ou igual a 9.0 valores;
  • A componente de projeto (NP) deve ser superior ou igual a 9.0 valores;
  • A média pesada das duas componentes de avaliação é superior ou igual a 9.5 valores.

Nestas condições, a nota da cadeira é calculada por uma média ponderada da classificação obtida nas duas componentes, com os seguintes pesos:

• NT: 50%
  • NP: 50%

Onde a componente de avaliação teórica (NT) é calculada da seguinte forma:

• Aluno que realiza apenas os dois testes em época normal: NT = 0.5 x T1 + 0.5 x T2
  • Aluno que repesca apenas o primeiro teste: NT = 0.5 x max(T1, R1) + 0.5 x T2
  • Aluno que repesca apenas o segundo teste: NT = 0.5 x T1 + 0.5 x max(T2, R2)
  • Aluno que repesca ambos os testes: NT = 0.5 x max(T1, R1) + 0.5 x max(T2, R2)

onde T1 e T2 são as notas do primeiro e segundo teste, respectivamente, e R1 e R2 são as notas das repescagens.

Todas as componentes da avaliação têm que ser realizadas no mesmo semestre letivo.

As notas serão colocadas na página da cadeira, podendo ser contestadas nas duas semanas seguintes à sua colocação. Após esse período de duas semanas as notas são consideradas definitivas.

Regras de Conduta:

Não é permitido mostrar, ver, discutir ou partilhar (física ou eletronicamente) respostas de testes, código de projeto ou relatório de projeto até que estes tenham sido classificados.

Adicionalmente para a realização do projeto, a consulta de linhas de trabalho ou abordagens na internet ou noutras referências bibliográficas é permitida. No entanto, mais uma vez, tal consulta deverá ser sempre em termos gerais. A utilização de código ou texto (mesmo que adaptado) de qualquer referência externa não é permitida. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não cópia.

Cada elemento de um grupo é co-responsável por todo o material submetido pelo grupo. Assim, cabe a cada aluno assegurar-se que todo o trabalho submetido para avaliação (individualmente ou em grupo) resulta exclusivamente do seu trabalho e não viola as regras de conduta acima.

Todo o aluno que viole as regras de conduta acima ou que, de alguma forma, procure ludibriar a metodologia de avaliação, será imediatamente reprovado na disciplina, podendo, para além da reprovação, ser levantado um processo disciplinar.

Melhorias de nota/Reinscrição:

A avaliação tem de ser efetuada em todas as suas componentes (teórica e prática). Notas obtidas em semestres anteriores não serão consideradas.

Época especial:

Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame, sendo a nota obtida no exame pelo aluno a sua nota final na cadeira. Os alunos interessados em efetuar o exame de época especial devem entrar em contato com o corpo docente antes do início do período de época especial.