Programa

Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Programa

1. Agentes e Ambientes a. O conceito de agente. b. Propriedades de agentes. c. Propriedades de ambientes. d. Aplicações. e. Arquiteturas abstratas para agentes. 2. Arquiteturas Reativas a. Agentes puramente reativos. b. Arquitetura de subsunção de Brooks. 3. Arquiteturas Deliberativas a. O paradigma intencional. b. O modelo BDI. Arquiteturas de agentes de raciocínio prático. c. Procedural Reasoning System. 4. Arquiteturas Híbridas a. Arquiteturas híbridas horizontais e verticais. b. TouringMachines e InteRRaP. 5. Arquiteturas com Emoções a. Teorias de "Appraisal". b. O conceito e papel da emoção. c. Agentes com emoções. d. Impacto nas arquiteturas estudadas. e. Modelos e sistemas existentes. 6. Sociedades de Agentes e Comportamento Emergente a. Sociedades de agentes. Estigmergia, auto-organização e emergência. b. Casos de estudo - "Game of life", BOIDS e multidões. 7. Teoria de Jogos a. Introdução à teoria de jogos - conceitos e propriedades fundamentais. b. O dilema do prisioneiro. Equilíbrio de Nash. c. Jogos sequenciais e jogos infinitamente longos. 8. Comunicação entre Agentes a. Comunicação. b. Atos de discurso. c. Semântica. KQML e KIF. FIPA-ACL. 9. Coordenação e Cooperação entre Agentes a. Resolução de problemas cooperativa e distribuída. b. O protocolo Contract Net. 10. Negociação entre Agentes a. Negociação - mecanismos/protocolos e estratégias. b. Leilões - caraterísticas e tipos de leilão. c. Negociar/regatear em domínios orientados à tarefa. "Monotonic Concession Protocol" e "Zeuthen Strategy". 11. Desenvolvimento de Agentes a. Programação orientada a agentes. b. Metodologias e problemas no desenvolvimento de agentes e sistemas multi-agente. 12. Aprendizagem em Agentes a. Aprendizagem por reforço em cenários com um agente e em cenários multi-agente. "Q-learning". b. O problema da coordenação. 13. Interação entre humanos e agentes. 14. Aplicações.