Disciplina

Área

Área Científica de Geometria > Geometria

Activa nos planos curriculares

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Nível

Séries de Exercícios e/ou Exame Final, eventualmente complementados com exposições orais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

Familiarizar os alunos com os conceitos fundamentais de geometria diferencial de curvas e superfícies no espaço Euclidiano, com ênfase no cálculo em exemplos concretos.

Programa

Curvas parametrizadas. Curvas no espaço: curvatura e torção; triedro de Frenet; existência e unicidade de curvas com curvatura e torção prescritas. Propriedades globais de curvas no plano: desigualdade isoperimétrica e o teorema dos quatro vértices. Superfícies no espaço Euclidiano 3-dimensional. Plano tangente e aplicações suaves entre superfícies. A primeira forma fundamental; área. A aplicação normal de Gauss. A segunda forma fundamental. Curvaturas principais; curvaturas Gaussiana e média; linhas de curvatura. A aplicação normal de Gauss em coordenadas. Cálculo em exemplos clássicos. Geometria intrínseca de superfícies. Isometrias e aplicações conformes. O teorema de Gauss e as equações de compatibilidade. Transporte paralelo; geodésicas. Cálculo das geodésicas em superfícies de revolução; o integral de Clairaut. O teorema de Gauss-Bonnet e aplicações. Tópicos opcionais e/ou adicionais: formas diferenciais e sua aplicação à geometria diferencial de superfícies.

Metodologia de avaliação

Séries de Exercícios e/ou Exame Final, eventualmente complementados com exposições orais.

Pré-requisitos

Cálculo Diferencial e Integral III

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Differential Geometry of Curves and Surfaces

M. P. do Carmo

1976

Prentice Hall


A Comprehensive Introduction to Differential Geometry, vol. 3

M. Spivak

1979

Publish or Perish


Foundations of Differential Geometry

S. Kobayashi and K. Nomizu

1996

Wiley - Interscience


Curves and Surfaces

S. Montiel and A. Ros

2006

Graduate Studies in Mathematics, vol. 69, AMS


Differential Forms and Applications: , . Springer Verlag.

M. P. do Carmo

1994

Springer Verlag