Disciplina
Fiabilidade e Controlo de Qualidade
Área
Área Científica de Probabilidades e Estatística > Probabilidades e Estatística
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Nível
Testes e avaliação continua.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
5.0 h/semana
182.0 h/semestre
Objectivos
Iniciar os estudantes em duas áreas imortantes da Estatística Industrial -Fiabilidade e Controlo de Qualidade-, tendo em vista o domínio de fundamentos de técnicas de avaliação da fiabilidade de sistemas, estratégias de manutenção de equipamento, testes de vida acelerados, cartas de controlo e amostragem de aceitação.
Programa
Part I - Reliability 1. Basic concepts in reliability. 2. Order statistics and lifetimes of some usual structures in reliability. 3. Stochastic ageing and the hazard rate function. 4. Important parametric models in reliability. 5. Inferences for different types of life tests. 6. Maintenance strategies. 7. Accelerated life testing. Part II - Quality Control 8. Introduction to statistical process control. 9-11. Quality control schemes: Shewhart schemes for attributes and variables; Markovian (CUSUM e EWMA) schemes; schemes with variable sampling intervals. 12. Process-capability analysis. 13. Acceptance sampling: single sampling plans for attributes - with or without rectifying inspection; double sampling plans for attributes - with or without rectifying inspection/curtailment; sampling plans by variables.
Metodologia de avaliação
Testes e avaliação continua.
Pré-requisitos
Probabilidade e Estatística.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Mathematical Theory of Reliability
SIAM (Classics in Applied Mathematics), Philadelphia
Holt, Rinehart and Winston, New York.
Statistical Methods for Reliability Data: Probability Models
Meeker, W.Q. and Escobar, L.A.
Introduction to Statistical Quality Control
Sixth edition, Wiley, New York.
Notas de Apoio de Fiabilidade e Controlo de Qualidade
Departamento de Matemática, IST, UL