Disciplina
Equações Diferenciais Parciais
Área
Área Científica de Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos > Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos
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Nível
Séries de Exercícios e/ou Exame Final, eventualmente complementados com exposições orais.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
182.0 h/semestre
Objectivos
Introdução ao estudo das Equações Diferenciais Parciais, usando resultados clássicos e técnicas modernas de Análise Funcional.
Programa
1. EDPs da Física-Matemática. Problemas variacionais. Teorema de Cauchy-Kowalevski. 2. Introdução a equações elípticas. Equação de Laplace. Princípios de máximo. Problema de Dirichlet. Teoremas da média. Núcleo de Poisson. Desigualdade de Harnack. Método de Perron. Equação de Poisson. Soluções fracas. Teoria L2 para problema de Dirichlet. Problema de Dirichlet generalizado. Teorema de Lax-Milgram, desigualdade de Gärding, compacidade. Existência de soluções fracas e regularidade. Princípios do máximo para equações de 2ª ordem. 3. Introdução a equações de evolução. Equações e sistemas diferenciais parciais de 1ª ordem. Características. Existência e unicidade locais. EDPs lineares hiperbólicas de 2ª ordem e redução a 1ª ordem. Equação das ondas. Estimativas de energia e unicidade. Método das médias esféricas. Equação do calor. Princípio do máximo. Núcleo de Gauss. Princípios do máximo para equações de 2ª ordem.
Metodologia de avaliação
Séries de Exercícios e/ou Exame Final, eventualmente complementados com exposições orais.
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral III.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Partial Differential Equations
L. Bers, F. John e M. Schechter
Partial Differential Equations
Partial Differential Equations
Elliptic Partial Differential Equations of Second Order
Introduction to Partial Differential Equations
Maximum Principles in Differential Equations