Disciplina
Análise Funcional
Área
Área Científica de Análise Real e Análise Funcional > Análise Real e Análise Funcional
Activa nos planos curriculares
MMAC 2021 > MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Matemática > Área Científica > Análise Real e Análise Funcional > Análise Funcional
MMA 2006 > MMA 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Matematica > Análise Real e Análise Funcional > Análise Funcional
LMAC 2006 > LMAC 2006 > 1º Ciclo > Opções Matemática > Análise Real e Análise Funcional > Análise Funcional
Nível
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Dominar conceitos e técnicas de espaços de Hilbert e Banach, e da teoria de operadores lineares em espaços de Hilbert e de Banach.
Programa
Operadores lineares limitados em espaços de Hilbert: funcionais lineares, operadores adjuntos, auto-adjuntos, unitários e normais, projecções ortogonais, subespaços invariantes, operadores compactos. Teoria espectral de operadores auto-adjuntos compactos: espectro e imagem numérica de operadores limitados, teorema espectral, cálculo operatorial para operadores auto-adjuntos compactos. Espaços de Banach: espaço quociente, funcionais lineares, espaço dual, teorema de Hahn-Banach, espaços reflexivos, teoremas da aplicação aberta e do gráfico fechado, princípio da limitação uniforme. Álgebras de Banach: invertibilidade, ideais, ideais maximais e álgebra quociente, espectro. Tópicos: Operadores compactos em espaços de Banach; Operadores de Fredholm; Operadores não limitados em espaços de Hilbert.
Metodologia de avaliação
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de topologia e teoria da medida.
Componente Laboratorial
Não aplicável.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
A Course in Functional Analysis
Introductory Functional Analysis
Perturbation Theory for Linear Operators
Springer Classics in Mathematics
Introduction to Functional Analysis
Banach Algebra Techniques in Operator Theory
Elementary Functional Analysis
Apontamentos de Análise Funcional I